segunda-feira, 4 de abril de 2011

Musse de chocolate fácil de fazer

Hoje o dia nasceu diferente, amor, amor
Porque ontem de repente a gente se encontrou
E o mar disse: "Oba"
E o céu disse: "Ora"
E a lua quedou-se
Clara até agora
E o sol preparou-se
Pra fazer da aurora
Um prazer tão doce, musse
Um gosto de viver que nunca fosse embora
(Gilberto Gil, Hoje o dia nasceu diferente)
A receita de musse de chocolate do livro Chocolate, da coleção Cozinha passo a passo da Larousse, me chamou a atenção desde o início. Primeiro, porque só leva dois ingredientes comuns, que são fáceis de ter na despensa: meia dúzia de ovos e 200 gramas de chocolate meio amargo. Só aí já é uma raridade, e uma ótima opção quando se está em falta com as compras da casa. Segundo, também porque o preparo é muito simples, dispensando o uso de batedeira.
Precisando de uma sobremesa de um jantar com amigos, logo lembrei que seria uma boa ocasião para experimentar essa musse. 
Primeiro, coloquei 200 gramas de chocolate meio amargo em uma tigela média e levei ao microondas por dois minutos em potência bem baixa, para derreter sem queimar. Tirei do microndas, mexi, ainda não ficou homogêneo, levei ao microondas por mais trinta segundos em potência baixa. Desta vez, ao mexer, o chocolate ficou bem cremoso. Juntei seis gemas, mexendo. Deixei esfriar um pouco, até ficar apenas morno.
Em separado, em uma tigela maior, bati com um fouet as seis claras em neve, não muito firme. Coloquei um terço da mistura na tigela do chocolate, e fui mexendo delicadamente com uma espátula, com bastante cuidado, até incorporar. Repeti mais duas vezes, sempre mexendo com carinho, até obter um creme homogêneo, bem leve.



Distribui em potinhos e levei à geladeira por três horas. A receita diz que dá para 6 pessoas, mas seriam porções generosas. Como usei pequenos potinhos, rendeu dez porções.


Fica com uma consistência bem cremosa, aerada, não tem gosto de ovo. É uma sobremesa para quem gosta de chocolate, pois não é doce, e sim 'chocolatuda'. Os chocólatras de plantão aprovaram! 


2 comentários:

arquivo

blogroll