quinta-feira, 3 de março de 2011

Sagu ao contrário



Mas ficou tudo fora de lugar
Café sem açúcar, dança sem par
Você podia ao menos me contar
Uma história romântica
(Cazuza, O nosso amor a gente inventa)

Para a sobremesa do jantar com amigos, resolvi fazer uma brincadeira, invertendo a receita clássica, fazendo o sagu com leite e baunilha. Por sua vez, o creme de acompanhamento foi uma calda de vinho. Ficou lindo e surpreendentemente gostoso. Eu já tinha provado sagu com outros sabores, nunca tinha gostado muito, mas este ficou muito bom.
Coloquei numa panela grande uma xícara de sagu, juntei bastante água até cobrir o sagu em uns dez centímetros. Levei a panela ao fogo, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Deixei ferver uns cinco minutos, desliguei a panela, deixei esfriar e coloquei na geladeira.
Quando tive tempo para finalizar a receita, retirei o sagu da geladeira, escorri e lavei os grãos sob água corrente, desfazendo os grumos e retirando o amido.
Na mesma panela, aqueci um litro de água e juntei o sagu escorrido. Deixei ferver por quinze minutos, mexendo de vez em quando. Quando o sagu ficou transparente, juntei meio litro de leite, uma lata de leite condensado e duas colheres de açúcar de baunilha. Misturei tudo, provei e achei que estava pouco doce, juntei mais uma colher de açúcar. Deixei ferver mais uns dez minutos. Desliguei o fogo, deixei esfriar e coloquei numa compoteira.
Para acompanhar, fiz calda de vinho, cozinhando, numa panela, três xícaras de vinho tinto, meia xícara de açúcar, um cravo, até reduzir um pouco.  Depois, juntei uma colher de amido de milho dissolvido em um pouquinho de água, e mexi até engrossar. No mesmo dia, fiz também o sagu tradicional, cuja receita já postei por aqui. O duo de sagus fez bonito na mesa.

5 comentários:

  1. Olá, adorei a receita invertida e a sugestão de colocar no copinho.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Anajá. Mesmo em se tratando de um clássico, é legal uma pitada de inovação, né?

    ResponderExcluir
  3. Ps.: Não conhecia o seu blog, que coisa linda, já sou sua fã!

    ResponderExcluir
  4. It's remarkable in support of me to have a site, which is beneficial in support of my experience. thanks admin

    Visit my webpage :: v2 cigs review

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll