quarta-feira, 2 de março de 2011

Moqueca para um: quem não tem robalo...

... caça com panga!
Cheguei em casa cansada, com muita fome e com vontade de comer moqueca. O único peixe disponível em casa era panga em filés congelados. Fazer o quê? Se não tem tu, vai tu mesmo...
Descongelei um filé de peixe, temperei com sal e limão e deixei pegando o gosto enquanto preparava o molho da moqueca. Fatiei uma cebola pequena e um tomate em rodelas finas, cortei algumas rodelas de pimentão vermelho e pimentão amarelo.  Numa panelinha pequena, coloquei um fio de azeite de oliva, refoguei as fatias de cebola, juntei o pimentão e fritei mais um pouco. Coloquei meia pimenta vermelha picada, ajeitei por cima de tudo as fatias de tomate, tampei a panela, abaixei o fogo e deixei cozinhando sem mexer, por dez minutos, até formar um molhinho.
Deitei o filé de peixe na cama de temperos, tampei de novo a panela e deixei mais três minutos. Joguei por cima três colheres de leite de coco. Mais cinco minutos e estava pronta a moqueca, saboreada no prato fundo, regada com algumas gotas de azeite de dendê.



A panga (ou seria o panga? sei lá... ) é um peixe de rio de origem vietnamita, tem carninha branca e não tem espinhos. Como a carne é bem macia, o cozimento deve ser  bem rápido para não desmanchar. Apesar da rapidez do preparo, o peixe absorveu bem os temperos, que realçaram o seu sabor delicado. Aprovado!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll