domingo, 27 de março de 2011

Café cremoso



Nossos corpos se entregando

Como boca no sorvete
Estamos bem misturados
Tal e qual café com leite
Café com leite
Somos nós café com leite
(Martinho da Vila, Café com leite)


Os primeiros dias de outono trazem a ocasião para uma bebida quente. Hoje mesmo, com o friozinho que está fazendo em Porto Alegre, vai bem um café quentinho. Este café cremoso fica especial, é batido e guardado no congelador, para terminar de preparar na hora. É muito bom ter sempre pronto no congelador, para usar quando bater a vontade de tomar um café cremoso e quentinho.
É muito simples de preparar. Na batedeira, colocar uma medida de café solúvel (usei uma xícara), uma medida de água fervente e duas medidas e meia de açúcar. Bater até ficar um creme claro. Praticamente triplica de volume. O processo todo leva mais ou menos quinze minutos, e quem faz a maior parte do trabalho é a batedeira.
O creme fica de cor marrom clara e bem espumoso, lembrando um chantilly ou um glacê, como mostra a foto abaixo. Aí, está pronto, é só colocar em potes plástico fechados, no congelador. Ou então dura mais de uma semana na geladeira. Eu gosto de preparar em quantidade maior e congelar. Não se preocupem que o creme não endurece, fica como sorvete cremoso.



Para preparar o café, basta aquecer uma xícara de leite ou água, adicionar uma colher desse creme, diretamente do pote, não precisa descongelar.
Meus caros leitores, este café cremoso fica absolutamente maravilhoso. O meu preferido é com leite, mas com água também fica bom. Não deixem de experimentar!

2 comentários:

  1. amiga, hj faltei no nosso encontro, mas ainda esta me doendo bastante o ombro, prometo que sabado que vamos fazer bastante coisas, muitos beijos e até.

    ResponderExcluir
  2. Te cuida, querida, para que o Gourmet Selvagem continue livre e solto!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll