sábado, 26 de março de 2011

Bolo de banana... porque hoje é sábado


Há um padre passeando à paisana

Porque hoje é sábado.
Há um frenesi de dar banana
Porque hoje é sábado.
(Vinicius de Moraes, Porque hoje é sábado)
Adoro bananas, em todas as suas versões. Hoje, quando ganhei na feira uma sacola de bananas, logo pensei em fazer o bolo de banana, que é um dos prediletos aqui em casa.
Usei a mesma receita de sempre, bem simples. Gosto de usar farinha de rosca, mas hoje não tinha, então fui de farinha de trigo mesmo.
Liguei o forno para pré-aquecer. Untei uma forma e polvilhei com açúcar e canela. Numa tigela, peneirei duas xícaras de farinha com uma colher rasa de fermento químico.
No copo do liquidificador, coloquei dois ovos, uma xícara de óleo, uma xícara e meia de açúcar, uma pitada de sal, outra de canela e quatro bananas nanicas bem maduras. Bati até homogeneizar, despejei sobre a farinha, misturei com colher de pau, sem bater. Despejei na forma preparada. As três bananas que sobraram, fatiei de comprido e coloquei por cima da massa. Depois, levei ao forno pré-aquecido. Enquanto assava, o bolinho perfumou a casa. Depois de trinta e cinco minutos de forno, o bolo estava crescido e dourado.
Que delícia degustar este bolo polvilhado de açúcar e canela, junto com um café bem fresquinho. E, nesta tarde preguiçosa, poder dar uma banana pra chuva lá fora... Porque hoje é sábado!



2 comentários:

  1. Humm...também adoro bananas, e o bolo então, nem te conto...amo!!!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Banana é bom de qualquer jeito, né, Marcela? Adoro na farofa, até de purê de banana eu gosto...nham nham

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll