sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Filézinho de porco com purê de maçã

Aquele gosto amargo do teu corpo

Ficou na minha boca por mais tempo.
De amargo, então salgado ficou doce,
Assim que o teu cheiro forte e lento
Fez casa nos meus braços e ainda leve,
Forte, cego e tenso, fez saber
Que ainda era muito e muito pouco.
(Renato Russo, Daniel na cova dos leões)
A mistura de doce com salgado aparece em muitas culturas, desde os relishs e chutneys até as geléias para acompanhar a carne, passando pelas saladas com frutas. Tem quem não goste, mas eu curto. Na minha opinião, o purê de maçã faz uma companhia perfeita para as carnes de porco, o contraste de textura e sabores faz com que um realce o outro.
Então, para acompanhar o filezinho de porco no almoço do meio da semana, preparei um purê de maçã. Como  o tempo 'ruge', cozinhei as maçãs no microondas, que é mais rápido e depois tem menos louça suja para lavar.
Para duas pessoas, descasquei duas maçãs grandes, tirei as sementes e cortei em cubos. Coloquei numa tigela refratária, juntei uma colher de água, outra de açúcar  e um pau de canela. Cobri com papel filme, vedando bem e levei ao microondas por seis minutos. Abri e conferi se as maçãs estavam bem macias. Ainda não estavam prontas, deixei mais dois minutos. Tirei do forno, abri, retirei a canela. Amassei tudo com um garfo mesmo. Ficou meio pedaçudo e fez um belo par com o filezinho de porco feito na panela.


Um comentário:

  1. Eu amooooo pure de maçã, é um must, e com porco combina muitissimo bem,ótima idéia a sua!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll