quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A melhor beterraba de todos os tempos da última semana

Vem chegando o verão.
Um calor no coração.
Essa magia colorida.
São coisas da vida...
(Marina Lima, Uma noite e meia)

Mais um post de comida 'colorida', somando-se ao licor de amora e à torta de ameixas - este blog está muito 'rosado' nesta semana! Mas não pude evitar: é que fevereiro é mês da safra de beterrabas, estão lindas e com ótimo preço. Aproveitando, fiz conserva de beterrabas para presentear a amiga. Lavei um quilo e meio de beterrabas, coloquei numa panela, cobri com água, juntei meia xícara de açúcar e levei ao fogo até as beterrabas ficarem macias. Levou mais ou menos quarenta minutos. Retirei as beterrabas, reservando a água do cozimento. Deixei esfriar, retirei a casca e cortei as beterrabas em quartos.



Fui colocando os pedaços em um vidro grande, esterilizado. Fervi de novo a água do cozimento, misturando meia xícara de vinagre e uma colher de sopa de sal, e despejei sobre as beterrabas. Fechei o vidro, deixei esfriar e levei à geladeira.
Esta conserva não precisa descansar muito, podendo ser saboreada desde logo. Depois de provar esta, você não vai querer mais a conserva de beterrabas comprada pronta.
A cor fica maravilhosa, verdadeira 'magia colorida', como na música que abriu este post e que era a preferida de minha filha mais velha - quando bem pequena, brincava cantando o refrão dessa música. Nem sei se ela se lembra, mas eu sim. Hoje em dia ela já é uma jovem mulher. Como os filhos crescem rápido, parece que nem senti o tempo passar...



2 comentários:

  1. Beterraba em conserva é muito bom.

    Bjs
    Roberta Lito
    www.chocolitos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu também acho, Roberta. O vidro acabou, amanhã já vou fazer mais uma vez!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll