domingo, 27 de fevereiro de 2011

Torta salgada de arroz

Red beans and ricely yours,
(assim Louis Armstrong assinava suas cartas) 
Errou de cálculo, a visita não apareceu, a fome não era muita, 'encalhou' uma grande sobra de arroz cozido, e não quer apelar para a fritura do velho bolinho de arroz?
Seus problemas se acabaram! Faça uma torta salgada de arroz, com a massa batida no liquidificador. É uma receita boa para quem tem alergia ou intolerância ao glúten, pois não usa farinha de trigo.
Para a massa, bati  no liquidificador 4 xícaras de arroz cozido, 4 ovos, uma xícara de iogurte, meia xícara de óleo, sal, uma xícara de farinha de arroz e uma cebola pequena. Depois juntei algumas colheres de tempero verde picado e uma colher de sopa não muito cheia de fermento químico.
Para o recheio, coloquei um fio de óleo numa panela, depois adicionei uma cebola picada, meio pimentão vermelho picado, uma xícara de milho, duas xícaras de vegetais mistos picados (usei vagem, cenoura e abobrinha) e um tomate grande picado. Deixei refogar um pouco, adicionei meia xícara de água, temperei com sal, tampei a panela e deixei cozinhar por dez minutos.
Untei uma assadeira oval, coloquei metade da massa, o recheio e cobri com a outra metade da massa.
Ficou delicioso, o sabor da massa lembrando bolinho de arroz, e o recheio colorido.



Já estou pensando em variações desta receita.  Por exemplo, poderia ser feita em porções individuais, como empadinhas. Ficaria bem interessante cortada em cubinhos, para comer com palito, acompanhando a cervejinha. E quem sabe um recheio de atum, ou queijo e presunto, ou ricota e espinafre, ou brócolis...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll