quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bacallá à samfaina



Para os amigos que vinham jantar, a escolha de prato principal foi o lombo de bacalhau. Primeiro, o peixe foi demolhado por dois dias numa tigela com água, na geladeira, trocando a água duas vezes por dia. Uma hora antes da preparação, escorri a água e cobri com leite.
Preparei uma samfaina, que nada mais é do que uma versão catalã da ratatouille. Cortei em cubinhos cebola, berinjela, abobrinha, pimentão vermelho e amarelo, refoguei tudo em óleo de oliva, juntei uma lata de tomates com seu suco, deixei cozinhar. Não coloquei sal, pois o bacalhau já é salgado. Após uns quinze minutos, desliguei o fogo.
Para finalizar o prato, escorri o bacalhau, sequei as postas com  toalha de papel, polvilhei com farinha e fritei aos poucos em azeite de oliva. À medida em que douravam, fui colocando as postas de bacalhau dentro da panela do refogado. Depois, liguei o fogo e deixei cozinhar tudo junto por mais dez minutos. 
Tudo foi feito com capricho, o resultado era para ser um prato colorido e bem leve, porém o bacalhau ficou salgado demais... Na próxima vez deixarei demolhar por um pouco mais de tempo. 

2 comentários:

  1. Com esse nome bonito e esse prato de "lamber os beiços", não ia me importar nem um pouquinho com um pouquinho de sal a mais...
    Nunca fiz bacalhau. Esses dias vi uma receita de risoto e me animei, quem sabe faço. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  2. Confesso que gosto, é light e ainda gostoso. Por aqui o arroz de bacalhau é coringão absoluto, seja para 2 pessoas seja para 20!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll