sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Canelones de berinjela

"Cozinhar não é serviço, meu neto. Cozinhar é um modo de amar os outros"
(Mia Couto, O fio das missangas) 

Para um almoço leve para as queridas amigas de sempre, fiz carne assada e acompanhei com fatias de berinjela recheadas, enroladas como canelone.
Primeiro iniciei o preparo do molho de tomate. Piquei uma cebola, tirei a pele de seis tomates e cortei em pedaços grandes. Numa panela, coloquei um fio de óleo, refoguei a cebola, depois coloquei os tomates e deixei apurar o molho por meia hora, em fogo baixo.




Fiz o recheio com uma mistura de uma ricota desmanchada, um pouquinho de queijo minas, 4 colheres de nozes picadas, sal, pimenta e noz moscada ralada.




Enquanto o molho ia cozinhando, fatiei duas berinjelas no sentido do comprimento. Grelhei as fatias, de leve, dos dois lados, em chapa untada.


Coloquei um pouco de molho numa forma retangular, fui recheando as fatias de berinjela e colocando na forma.




Por cima de tudo, despejei o molho de tomate e espalhei queijo parmesão ralado na hora.


Levei ao forno até borbulhar e derreter o queijo.




É um prato vegetariano leve, gostoso e versátil. Pode servir como prato unico ou como acompanhamento. Desta vez usei nozes picadas no recheio de ricota, mas fica bom também só recheio de queijos, com espinafre, brócolis, ou tomate picado. Em vez de molho de tomate, também poderia usar molho branco, molho de queijo, molho bolonhesa, enfim, as variações são muitas, dependendo do que estiver dando sopa na despensa e na geladeira.

3 comentários:

  1. Olá

    Bom dia!

    Vindo aqui pela primeira vez, e deixo meus parabéns pelo blog, tão gostoso, fotos saborosas, e esse canelone que está divino!

    Muito prazer,
    Sou Renata Boechat
    http://eternosprazeres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi...sou a Ana Paula, do "Delicious by Comfort Food". Parabéns pelo blog...está muito bom...comida de alma tem tudo a ver, né? Obrigada por ter ido visitar a minha cozinha...sinta-se a vontade e...bem vinda! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Renata e Ana, vocês são muito gentis. Eu sou só uma cozinheira de fim de semana!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll