sábado, 14 de agosto de 2010

Sábado de receitas e feitiços

"Quem pensa que a comida só faz matar a fome
está redondamente enganado.
Comer é muito perigoso.
Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos.
Cozinhar é feitiçaria, alquimia.
E comer é ser enfeitiçado."
(Rubem Alves)
Aproveitando o sábado, as colegas do curso nos reunimos para o almoço. Nesse dia o improviso e a criatividade ditaram os pratos, que foram temperados com ervas frescas do jardim da dona da casa, a Bea, uma maga dos sabores. Sua cozinha é um laboratório de aromas, cheia de vidrinhos com ervas e perfumes misteriosos.
Acompanhados da música perfeita de Cesária Évora, para a entrada, preparamos folhas de mostarda com o maravilhoso vinagrete de balsamico, mel e shoyu feito pela Dani, mais uma saladinha improvisada, com tomate cereja, cebola picada, azeitonas, alcaparras e queijo branco. Por cima de tudo, uma chuvinha de gergelim preto.

Para o prato principal, fizemos costela de cordeiro ao forno com ervas.
Mesmo com cinco cozinheiros na área, só houve uma dissensão na ala feminina. Referiu-se ao ponto do cordeiro. Umas gostam mais moreninho, outras menos :).
Para acompanhar o cordeiro, fizemos purê de lentilhas vermelhas e creme de sêmola em infusão de hortelã fresca, ao cheirinho de canela.

Os perfumes que vinham do forno e das panelas, as conversas e o vinho aqueceram os corpos e as almas. Nem sei como conseguimos traçar a sobremesa, uma torta de damascos. Encerramos com um bom cafezinho feito na cafeteira italiana. Depois de tudo isso, só mesmo uma boa siesta...

2 comentários:

arquivo

blogroll