Nossa Senhora de Aparecida
Ilumina a mina escura e funda
O trem da minha vida
(Renato Teixeira, Romaria)
Para o amigo que veio jantar, resolvi preparar um risoto de galinha caipira e pinhão.
Para duas pessoas, primeiro cortei pedaços de galinha caipira, temperando com cebola, alho picado, sal, pimenta, limão e açafrão da terra. Deixei tomar gosto por alguns minutos, depois, na panela de ferro, aqueci um fio de azeite e fritei a carne. Juntei uma taça de vinho branco, um pouquinho de água fervente e fechei a panela para amaciar o frango. Quando a carne ficou macia, desliguei o fogo.
Enquanto a galinha cozinhava, cozinhei um punhado de pinhões na panela de pressão, fervendo por quinze minutos. Descasquei o pinhão, cortei ao meio e fritei de leve em um pouquinho de manteiga.
Mais tarde, com a ajuda do meu comensal, tiramos os pedaços da panela e reservamos, junto com o líquido. Na mesma panela aquecemos uma colher de manteiga e uma cebola pequena picada. Refogamos a cebola, juntamos dois punhados de arroz, fritamos mais um pouco até os grãos ficarem transparentes, adicionamos uma dose de conhaque, deixamos evaporar.
Fomos juntando líquido aos poucos, primeiro o caldo em que cozinhara a galinha, depois água, sempre concha a concha e mexendo. depois de uns quinze minutos de cozimento, juntei os pedaços de galinha e o pinhão refogado, continuando a acrescentar o líquido aos poucos.
Ao final, com a panela desligada, juntamos uma colher de manteiga e queijo ralado. Comemos logo, moendo uma pimentinha esperta.
Até que ficou gostosinho, para uma cozinheira de fim de semana!
Coisa boa que deve ter ficado este risoto! Fiquei com a boca cheia d'água... Com esta estória de regime nem penso em doce, fico morrendo de vontade de comer uma comida assim, com mais "corpo". Sou fã de risotos, receita anotada! Beijos e boa semana, Ju
ResponderExcluirHmm que sucesso!
ResponderExcluirvou tentar com certeza... fiquei com água na boa... heheh
Ju, Joana, experimentem, que vale a pena, antes que o pinhão saia da safra!
ResponderExcluir