"Quem pensa que a comida só faz matar a fome
está redondamente enganado.
Comer é muito perigoso.
Porque quem cozinha é parente próximo das bruxas e dos magos.
Cozinhar é feitiçaria, alquimia.
E comer é ser enfeitiçado."
(Rubem Alves)
(Rubem Alves)
Aproveitando o sábado, as colegas do curso nos reunimos para o almoço. Nesse dia o improviso e a criatividade ditaram os pratos, que foram temperados com ervas frescas do jardim da dona da casa, a Bea, uma maga dos sabores. Sua cozinha é um laboratório de aromas, cheia de vidrinhos com ervas e perfumes misteriosos.
Acompanhados da música perfeita de Cesária Évora, para a entrada, preparamos folhas de mostarda com o maravilhoso vinagrete de balsamico, mel e shoyu feito pela Dani, mais uma saladinha improvisada, com tomate cereja, cebola picada, azeitonas, alcaparras e queijo branco. Por cima de tudo, uma chuvinha de gergelim preto.
Para o prato principal, fizemos costela de cordeiro ao forno com ervas.
Mesmo com cinco cozinheiros na área, só houve uma dissensão na ala feminina. Referiu-se ao ponto do cordeiro. Umas gostam mais moreninho, outras menos :).
Para acompanhar o cordeiro, fizemos purê de lentilhas vermelhas e creme de sêmola em infusão de hortelã fresca, ao cheirinho de canela.
Os perfumes que vinham do forno e das panelas, as conversas e o vinho aqueceram os corpos e as almas. Nem sei como conseguimos traçar a sobremesa, uma torta de damascos. Encerramos com um bom cafezinho feito na cafeteira italiana. Depois de tudo isso, só mesmo uma boa siesta...
Os pratos ficaram lindos de viver!!!
ResponderExcluirBeijos
Fla
Fla, e de comer, tambéem estavam lindos... nham nham rsrsrs
ResponderExcluir