quarta-feira, 21 de julho de 2010

Como medir o cheiro da tangerina?

"Impossível medir o tempo da vida
a fluir desigual
em cada corpo:
(...)
como medir
o cheiro
da tangerina
que é
clarão
na boca e sonho
na floresta?
como?"
(Ferreira Gullar, Nasce o poema)

Para este bolo, me inspirei em um bolo de bergamotas que foi publicado nesta semana num blog muito interessante, o La vida en Buenos Aires (tangerina, mandarina, mixirica... , http://lavidaenbuenosairesyafines.blogspot.com/). Logo que vi, pensei: como não tive essa idéia antes?
Fiz um bolo bem maior - eu tinha muito mais bergamotas... A receita base é um bolo simples, no qual se coloca antes de assar a fruta picada no meio, como se fosse um recheio.
Comecei untando uma forma redonda grande, polvilhando com farinha. Numa tigela, peneirei 3 xícaras de farinha com uma colher de sobremesa de fermento e outra de bicarbonato de sódio. Descasquei e cortei em pedaços umas quinze bergamotas, tirando os fios e as sementes. Liguei o forno para pré-aquecer.
Na tigela da batedeira, bati 200 gramas de manteiga com duas xícaras de açúcar, até ficar cremoso. Juntei quatro ovos, um a um, batendo mais um pouco. Adicionei a mistura peneirada, alternando com duas xícaras de leite, misturando sem bater. Ao final, coloquei uma colher de sopa de extrato de baunilha.
Coloquei na forma preparada metade da massa, ajeitei as frutas picadas e depois o restante da massa.
Assei em forno a 200 graus, por trinta minutos.
Deu um bolo grandão, que foi servido como sobremesa, ainda meio quentinho. Sobrou para dividir com os amigos. O perfume desse bolo e o contraste da massa doce com o azedinho suculento da fruta são escandalosos!


2 comentários:

  1. Adorei essa receita . Também me perguntei como não tive essa ideia antes pois já fiz
    recheado de torresmo , linguiça , e porque não com frutas ?
    Será meu próxima arte na cozinha .

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte, Nandi, depois me conta se deu certo!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll