quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Sorvete de caramelo


O sorvete me deixou gripado
Pelo resto da vida
E agora toda noite
Quando deito
É boa noite, querida....
(Televisão, Titãs)





A receita do sorvetão, ou pudim de sorvete, é uma tradição nas festas da família. Desta vez resolvi variar a receita do creme básico, preparando com sabor de caramelo e colocando em tigelas pequenas.  
Primeiro fiz o creme, queimando três colheres de açucar numa panela, até ficar moreninho. Tirei do fogo e juntei uma lata de leite condensado, três gemas, duas medidas (usar a lata do leite condensado) de leite e uma colher de chá de extrato de baunilha. Voltei ao fogo, mexendo sempre, até engrossar, sem deixar ferver. Deixei esfriar.
Bati as três claras em neve, depois juntei , em chuva, três colheres de açúcar. Parei de bater e juntei uma lata de creme de leite sem soro, misturando de leve, sem bater. Misturei os dois cremes, mexendo delicadamente, e coloquei em tigelinhas.
Para servir, tirar do freezer uma meia hora antes e deixar na geladeira, para ficar mais cremoso.
Rendeu muito, muito mesmo, dez tigelinhas pequenas como a da foto, oito ramequins um pouco maiores, e mais duas formas pequenas de pudim.
Este da foto foi servido como sobremesa, com compota quentinha de pêssegos assados com mel e blueberries.
Avaliação: a versão original básica é ótima, mas esta de caramelo também ficou bem interessante. Ainda pretendo experimentar usar doce de leite nesta receita, depois conto aqui como ficou.


2 comentários:

arquivo

blogroll