segunda-feira, 6 de julho de 2020

Vinagrete com tomates verdes

O que não fiz ficou vivo

pelo avesso. O que não tive
pertence à dor do meu canto.
A estrela que mais amei
acende o meu desencanto.
Vinagre? Sombra de vinho?
De noite, a vida engoliu
(é doce a boca da noite)
as dores do meu caminho.(Thiago de Mello, A boca da noite)

Já tem aqui no blog uma receita de tomates verdes fritos, inspirada no delicioso filme do mesmo nome. Esta receita continua frequentando a cozinha liliquiana, ainda que ultimamente eu a prepare na fritadeira sem óleo, fica muito bom. 
Os tomates verdes também ficam ótimos em outros pratos, em molhos, em saladas. O vinagrete de tomate verde é delicioso. Na Bahia é o acompanhamento do acarajé, e vai muito bem também com arroz e feijão, com churrasco ou aquela carninha assada de domingo. 
Para variar, vale adicionar pimentão, pimenta, abacate, morangos (adoro). Este foi simplão, exatamente o que eu precisava. Fiz sequinho, mas se quiser bem molhadinho, adicione mais vinagre e azeite. Fica bom de todo jeito, e é muito fácil e rápido de fazer, bora pra cozinha.
Ingredientes 
3 tomates verdes sem sementes
1 cebola roxa 
4 colheres de vinagre
6 colheres de azeite 
sal, 1 pitadinha de açúcar 
folhas de meio maço de coentro (se não gostar ou não tiver, use salsinha)  
Modo de fazer
Pique tudo em cubinhos. Coloque em uma tigela, junte o azeite, o vinagre, uma pitadinha de açúcar e tempere com sal a gosto. Está pronto. Fica ainda melhor se colocar uma horinha na geladeira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll