quarta-feira, 6 de abril de 2011

Tomates verdes fritos




Ed.- What the hell's this?
Evelyn: - That's a low cholesterol meal. Happy Valentine's.
Ed: - God! Are you trying to kill me?
Evelyn: - If I was gonna kill you, I'd use my hands.
(diálogo do filme "Fried Green Tomatoes", 1991, direçao Jon Avnet)


Desde que eu assisti ao ótimo filme Tomates verdes fritos, quis experimentar o prato que dá nome ao filme. Na primeira vez não ficaram muito bons, mas depois acertei a mão e hoje adoro este prato. Aqui no sul do Brasil, os tomates verdes não são muito aproveitados, nem sempre estão disponíveis. Mas quando encontro, trago para casa para prepará-los, como no filme, empanados com fubá de milho e fritos com gordura de bacon.
Como fiz? Primeiro, cortei as pontas dos tomates verdes, depois fatiei em rodelas não muito finas. Misturei numa tigela farinha de rosca com algumas colheres de fubá e uma ptiada de sal. Em outra tigela, bati um ovo com três colheres de leite, sal e pimenta. Passei as rodelas de tomate primeiro na mistura de farinha, depois no ovo batido com sal e pimenta, e novamente na farinha. Reservei as rodelas de tomate assim empanadas.
Numa frigideira, coloquei uma fatia de bacon por pessoa, deixando tostar, Retirei o bacon da frigideira, deixando a gordura. Juntei à gordura da frigideira algumas colheres de azeite, deixei aquecer e fritei as rodelas de tomate, de três em três, até ficarem bem tostadinhas.



Servi com o bacon frito esmigalhado, como acompanhamento para o franguinho assado. Mas também fica adorável como petisco!

2 comentários:

  1. O filme é lindo e eu também fiquei com vontade de tentar os tomates, mas nunca fiz.
    Agora com tua receita já posso tentar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha visto o teu comentário, Fabi! Obrigada, ficam delícia mesmo.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll