segunda-feira, 27 de julho de 2020

Folhado de queijo e nozes com geleia de abacaxi e saladinha

Achei estas fotos e me perguntei por que não tinha publicado antes esta receita. Foi feita para servir como entrada em um jantar com amigos muito queridos, quando a gente se reunia com os amigos, antes de começar esse período de confinamento. Que saudade desses encontros, parece que faz tanto tempo...
Mas este é um bom prato também para o período de quarentena, leva poucos ingredientes, é gostoso e fácil de fazer . 
Usei os queijos que tinha em casa, mas a receita é bem flexível, pode usar outros tipos de queijo. Para acompanhar, eu usei geleia de abacaxi com pimenta mas mel, mas iria bem qualquer outra geleia ou inclusive um pouco de mel. Ornaria muito bem uma saladinha verde. Eu usei os tomatinhos uva que me conquistaram: estavam muito lindos e exibidos na feira. 
Ingredientes 
1 embalagem de massa folhada em disco para pastelão 
1 ricota de búfala
1 queijinho de cabra 
1/3 xícara de nozes picadas
1 gema
geleia, salada
Modo de fazer 
Pré-aquecer o forno. Em uma tigela, esmigalhar a ricota e o queijo de cabra. Juntar as nozes. Com as mãos untadas fazer quatro bolas da mistura e reservar.
Cortar a massa folhada em círculos usando como molde um pires. Envolver as bolas de queijo com a massa. Se quiser, com as sobras de massa fazer tiras para decorar a massa. Colocar em uma assadeira, pincelar com a gema e levar ao forno quente por mais ou menos 20 minutos, até dourar.
Servir com geleia e uma saladinha.     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll