sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pimentão roxo recheado com lentilhas na cama de berinjela queimada com azeite de ervas

Dans la cuisine, il y a un acte d'amour. Je suis sûr que quand vous invitez quelqu'un chez vous, vous donnez le meilleur de vous-même. Il faut que ce soit exactement la même chose pour nous. (Joel Robuchon)


Vambora tirar o pó deste blog que esta quarentena tem, como nunca, nos demandado inspiração na cozinha. 
Achei na feirinha de sábado lindos pimentões roxos. Para almoçar com a filhota vegetariana, resolvi recheá-los com lentilhas e servi-los em uma cama de berinjelas queimadas. Sabia que os sabores casariam bem, pois aparecem seguidamente aqui em casa na minha versão predileta de salada de lentilhas
Fiz um molhinho verde de azeite com ervas para dar um frescor, e pronto. 
Pena que o lindo tom roxo dos pimentões quando crus desbotou totalmente no forno, resultando nessa cor de burro quando foge retratada acima. Mas ficou delicioso assim mesmo. 

Pimentões recheados com lentilhas com berinjela queimada (para dois)
Ingredientes
4 pimentões pequenos 
2 berinjelas
200 g de lentilhas 
1 punhado de tomates cereja cortados ao meio
1 punhado de ervas frescas (usei salsinha e cebolinha)
sal, pimenta, vinagre de vinho tinto, azeite de oliva
Modo de fazer
Colocar as lentilhas em uma panela, cobrir com água e cozinhar por apenas alguns minutos, para que fiquem cozidas, mais ainda firmes. Escorrer, juntar os tomatinhos cortados ao meio. Adicionar um pouco de azeite de oliva, temperar com sal e pimenta. Cortar uma tampinha dos pimentões  e recheá-los com as lentilhas. Levar ao forno por cerca de trinta minutos. 
Enquanto os pimentões assam, preparar a pasta de berinjela queimada. Furar várias vezes a pele das berinjelas com um garfo e levar à boca do fogão, girando às vezes até a pele ficar bem escura. Colocar as berinjelas ainda quentes em um saco de papel, fechar e deixar esfriar. Retirar a pele, amassar a polpa e deixar escorrer em um coador por uns trinta minutos. Temperar com um pouco de sal, pimenta e azeite e um pouquinho de vinagre. Reservar. 
Para o azeite de ervas, triturar as ervas com ajuda de um pilãozinho, juntar algumas colheres de azeite. 
Para servir, colocar nos pratos uma colherada da pasta de berinjela, por cima os pimentões recheados. Regar com o azeite de ervas. 


3 comentários:

arquivo

blogroll