sábado, 29 de dezembro de 2012

Salada de lentilhas com berinjela queimada


Se aquela estrela velar por nós, será que escuta a minha voz?(Sorte, Bruna Lombardi)



Mais uma receitinha de salada de lentilhas para o reveillon, desta vez uma receita vinda do livro do Yotam Ottolenghi, Plenty. O livro é maravilhoso, e sempre que preparo algo dele, fico impressionada com os sabores, combinações e texturas dos pratos.
Esta combinação é particularmente perfeita: o fresco do iogurte, o defumado da berinjela e o untuoso da lentilha fazem festinhas na língua.  Para começar bem o ano novo, e repetir muitas vezes depois!

Salada de lentilhas com berinjela queimada
2 berinjelas
2 colheres de sopa de vinagre de vinho
sal, pimenta
3 colheres de azeite de oliva
200 g de lentilhas verdes du Puy
2 cenouras pequenas em cubinhos
12 tomates cereja cortados ao meio
1/3 de colher de açúcar
1 colher de sopa de cada: salsa, coentro e dill
2 colheres de sopa de iogurte natural

Modo de fazer
Furar várias vezes a pele das berinjelas com um garfo e levar à boca do fogão, girando às vezes até a pele ficar bem escura. Deixar esfriar, desprezar a pele, amassar a polpa e deixar escorrer em um coador por uns trinta minutos. Depois temperar com um pouco de sal, pimenta e azeite e 1/2 colher de vinagre.
Cozinhar as lentilhas com cinco vezes seu volume de água. Quando estiverem cozidas, mais ainda firmes, escorrer, passar sob água fria para parar o cozimento. Temperar com um pouco de azeite de oliva e sal e reservar.
Levar ao forno a cenoura e os tomates, com uma pitada de sal e de açúcar e um fio de azeite de oliva, até as cenouras ficarem tenras (o que leva cerca de vinte minutos).
Para finalizar, misturar gentilmente a lentilha escorrida, as cenouras e os tomates assados e a ervas picadas. 
Temperar com azeite e o restante do vinagre. Provar e corrigir o tempero.
Para servir, colocar nos pratos, por cima colocar uma colherada da pasta de berinjela e um bocado de iogurte natural. Finalizar com um fio de azeite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll