sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Filé de porco em camisa de batatas

Vou agora escrever para casa, pedindo dois menus diferentes pra minha chegada. Para o almoço, um tutuzinho com torresmo, um lombinho de porco bem tostadinho, uma couvinha mineira e doce de coco. Para o jantar, uma galinha ao molho pardo, com arroz bem soltinho e papos de anjo. Mas daqueles que só a mãe da gente sabe fazer! Daqueles que se a pessoa fosse honrada mesmo, só devia comer metida em banho morno, em trevas totais, pensando no máximo na mulher amada. Por aí você vê como estou me sentindo; nem cá, nem lá.  (Vinicius de Morais)
A maior parte das receitas que passam por aqui é prática, esta foge um pouquinho à regra, tem  mais etapas e algum trabalho, mas é mais fácil de fazer do que parece.
Há muitos anos, eu tinha feito um filé de cordeiro segundo esta técnica. Mas não achei a receita, penso que era de uma revista Claudia Cozinha, muito antiga. Não sei porque lembrei disso e então resolvi fazer um prato inspirado naquele, 'vestindo' o filezinho de porco de batatas para o almoço compartilhado com a filhota. A parte 'chatinha' da receita é acertar o ponto da massa de batata ralada, para que fique como uma panqueca não muito fina, unida mas flexivel para enrolar a peça de carne.  Feito isso, o resto é muito fácil. O molho é um simples jus feito com os sucos da carne. 
Ingredientes para 2 pessoas
1 filezinho mignon de porco
3 batatas médias para grandes
1 colher generosa de manteiga
2 colheres de azeite
1/4 de xícara de vinho branco
1 xícara de caldo de galinha
sal, pimenta, alho picado, azeite
Modo de fazer
Limpe o filé e apare as pontas. Tempere com sal, pimenta e alho picado. Reserve. 
Coloque a manteiga e o óleo em uma tigelinha. Ligue o forno para pré-aquecer.
Aquela uma frigideira, coloque uma colher da mistura de gorduras e coloque o filé para selar, em fogo médio. Vá virando para dourar de todos os lados.   
Descasque as batatas e, sem lavar para não tirar o amido, rale no ralo grosso que faz pequenas lasquinhas. 
Aqueça uma  frigideira antiaderente de mais ou menos 22 cm, pincele muito generosamente com a mistura de manteiga e óleo.  Disponha toda a batata ralada na frigideira, espalhando e fazendo uma única camada.  Pressione a superfície para nivelar, com uma colher ou espátula. 
Deixe em fogo médio para cozinhar, até que comece a soltar do fundo da frigideira. Tempere com sal e pimenta e vá soltando a 'panqueca' de batata inteira do fundo da frigideira com uma espátula. 
Corte um pedaço de papel alumínio, unte com a mistura de gorduras e deslize a 'panqueca' de batatas delicadamente. Coloque o filé selado no centro da 'panqueca' e enrole com ajuda do papel alumínio.

Transfira, também com ajuda do papel alumínio, o filé envolto nas batatas para uma assadeira e leve ao forno quente, por mais ou  menos 20 minutos. 
Para o jus, na frigideira que selou o filé, sem lavar, junte o vinho para deglaçar, esfregando o fundo da frigideira para soltar as crostinhas aderidas. Leve ao fogo, deixe reduzir um pouco, junte o caldo de galinha e 1/2 xícara de água e deixe cozinhar por alguns minutos.
Sirva cortado em fatias, com colheradas do molho. 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll