terça-feira, 7 de agosto de 2018

Tirinhas de peixe na massa de cerveja

Isto, filhos, a poesia e a cozinha são irmãs! (Eça de Queirós, Os maias)
Para o almoço de sábado, fiz estas tirinhas de peixe, que foram empanadas  na massa de cerveja. Receita versátil, muito "cara de praia", mas também um dos preferidos da criançada. 
Usei tilápia, um peixe muito bom para servir para as crianças, pois tem muito poucas espinhas. 
A massa de cerveja fica superleve, com resultado douradinho, bem sequinho e com casquinha crocante.  Fica ótimo com molho tártaro, gotinhas de limão, ou então maionese. Eu fiz uma maionese verde, me inspirando na receita base do blog lowcarb mais fodástico da internet, o Viva o Bacon (cuja autora vem a ser a senhorita minha filha), só que em vez de alho usei 2 colheres de folhas de coentro e salsinha.  
Se for servir como prato principal, sirva com um arrozinho. Para mimetizar os fish and chips ingleses, acompanhe com batatas fritas. Se for comer como tiragosto, aproveite e deguste com uma cervejinha gelada :)
Ingredientes
1 kg de filé de peixe (usei tilápia, ou saint-peter :) )
2 limões
1 ovo
1 latinha de cerveja bem gelada
400 g de farinha de trigo, mais meia xícara
Sal e pimenta-do-reino, óleo para fritura
Modo de fazer
LImpe os filés, retire as espinhas e corte em tiras. Coloque em uma tigela, tempere com sal, pimenta e suco de meio limão. Reserve.
Numa tigela, coloque o ovo, junte a cerveja gelada, misture. Adicione a farinha e misture bem. Tempere com sal e pimenta.
Em um saco plástico, coloque a farinha. Adicione as tirinhas de peixe, vede bem deixando bastante ar dentro do saco e agite loucamente. As tirinhas ficam enfarinhadas por igual.
Aqueça o óleo em uma panelinha ou frigideira funda, sem deixar sair fumaça. Vá passando as tirinhas de peixe enfarinhadas pela massa de cerveja e colocando imediatamente no óleo quente. 
Deixe fritar até dourarem. Retire do óleo de fritura e coloque em um prato forrado com papel toalha.
Sirva com quartos de limão, molho tártaro ou com maionese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll