sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Carrê de cordeiro recheado com pinhão


Não, hoteleiro, nosso repasto é interior
e só pretendemos a mesa.
Comeríamos a mesa, se no-lo ordenassem as Escrituras.
Tudo se come, tudo se comunica,
tudo, no coração, é ceia.
(Carlos Drummond  de Andrade, Hotel Toffolo).
Tinha na geladeira um lindo carrê de cordeiro e uma sobra de pinhão cozido. Juntando tudo saiu este carrê. Ia cortar separando as costeletas, mas afinal decidi deixar inteiro, abrir e rechear com uma farofinha feita com o pinhão. Ficou ótima a combinação,  uma das receitas mais gostosas inventadas ultimamente na cozinha liliquiana. 
Aproveitei e coloquei algumas batatinhas, batata doce, cenouras e quiabos levemente cozidos na própria forma que ia finalizar o cordeiro, e saiu do forno tudo junto, o prato principal e o acompanhamento.  
Ingredientes 
1 carre de cordeiro
1 dente de alho
1 cebola pequena picada
1 pedaço de alho poro picado
3 colheres de cebolinha verde picada (parte branca inclusive)
3/4 de xícara de pinhão pré cozido (mais ou  menos 20 minutos em panela de pressão)
2 colheres de farinha panko (ou de rosca ou de mandioca)
2 colheres de manteiga
sal, pimenta, óleo
Opcional: alecrim, alho
Opcional: legumes variados - usei batatas e batatas doces bem miudas, cenourinhas e quiabo
Modo de fazer
Abra a peça de cordeiro para rechear, cortando ao meio de comprido a partir do lado do osso, mas sem separar os dois lados.  Tempere o cordeiro com sal, alho picadinho e pimenta. Reservar. 
Ligue o forno a 180 graus para pré-aquecer. Coloque os vegetais para assar em uma assadeira, jogando um fio de óleo e, se quiser, alecrim e alguns dentes de alho. 
Para o recheio, descasque os pinhões e corte em pedacinhos. Pique a cebola, o alho poró e a cebolinha, em separado. Em uma frigideira, aqueça uma colher de manteiga, refogue o pinhão picado e reserve, Na mesma frigideira, refogue a cebola, depois adicione o alho poró, refogue mais um pouco e por último a cebolinha.  Adicione os pinhões e a farinha, desligue o fogo.
Recheie a peça de carne com a farofa de pinhão, enrole e amarre com cordão para manter a forma. Se quiser amarre junte alguns ramos de alecrim.
Aqueça um fio de óleo em uma frigideira grande, doure levemente o carre de todos os lados. Retire do forno a assadeira em que estão os vegetais e ajeite o cordeiro sobre eles.  
Leve ao forno por mais 15 a 20 minutos.
Sirva cortado em fatias, acompanhado dos legumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll