terça-feira, 12 de junho de 2018

Pera em calda com chantilly de cardamomo para o dia dos namorados

Como de cera 
E por acaso 
Fria no vaso 
A entardecer 
A pera é um pomo 
Em holocausto 
À vida, como 
Um seio exausto  (Vinicius de Morais, A pera)
Tinha em casa umas peras daquelas bem duras, que não são tão gostosas para serem comidas cruas mas são ideais para doces. Inspirada em uma sobremesa provada num jantar no Mandarinier, resolvi preparar as peras em calda e servir com chantilly de cardamomo.
Se não tiver  peras, vale usar maçãs. Em vez de chantilly, ficaria ótimo também com sorvete.O que não pode é deixar o namorado, ou a namorada, sem sobremesa :) .  Segue a receitinha, sem mais delongas, porque afinal hoje é dia de namorar!
Ingredientes
3 peras
3 colheres de sopa de açúcar
Modo de fazer
Descasque as peras, corte ao meio e retire o centro com as sementes. Corte em pedaços e coloque em uma panela de pressão. Adicione o açúcar e um quarto de xícara de água. Se quiser perfumar com canela, cravo ou baunilha, esta é a hora, junte ao conteúdo da panela. Eu optei por não usar nenhum aromatizante para deixar sobressair o cardamomo usado para perfumar o chantilly. 
Feche a panela de pressão e leve ao fogo. Logo que chiar, conte dois minutos, desligue o fogo e não mexa. Quando a panela esfriar, abra e o doce estará pronto. Se achar a calda muito rala, volte a panela ao fogo por mais alguns minutos para reduzir e engrossar um pouco. 
Para acompanhar, fiz um  chantilly de cardamomo. Coloquei 150 g de creme de leite no congelador para gelar bem, separando antes duas colheres. Aqueci as duas colheres de creme, coloquei em uma tigelinha e juntei 5 favinhas de cardamomo amassadas. Cobri a tigelinha com papel filme e deixei por alguns minutos, até esfriar. Retirei os grãos de cardamomo, misturei o creme perfumado de cardamomo ao creme reservado, bem gelado. Bati o creme com um fouet por alguns minutos até obter um chantilly. Servir as peras com o chantilly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll