sábado, 26 de maio de 2018

PANC na cozinha: 'taiobayaki', omelete japonesa com taioba

I think one of the terrible things today is that people have this deathly fear of food: fear of eggs, say, or fear of butter. Most doctors feel that you can have a little bit of everything.
(Julia Child)

Inspirada para  preparar uma omelete japonesa - tamagoyaki - , vi na geladeira dando sopa uma folha de taioba ganhada na feira. Não sabia o que fazer com ela, estava ficando esquecida no canto da gaveta de legumes. Resolvi colocar no omelete, e estava inventado o 'taiobayaki'. Serve como refeição leve, entrada, lanchinho, acompanhamento... você decide, é delicioso de qualquer jeito.
Na falta da taioba, tenta com espinafre ou outra folha verde, ou então sem nenhum verde. Se tiver a frigideira própria para omelete japonesa, retangular, é hora de usar, mas dá certo na frigideira comum também. 
Ingredientes
4 ovos
1 colher de saque
1 folha de taioba
4 colheres de cebolinha picada
sal, óleo vegetal
Modo de fazer
Cozinhe a folha de taioba em água fervente salgada por alguns minutos. Escorra, pique em pedacinhos. Pique a cebolinha. Em uma tigela, coloque os ovos inteiros (sem a casca :)). Bata levemente, junte o saque, tempere de sal. Coe a mistura em uma peneira, junte a taioba e a cebolinha, misture.
Usando uma toalhinha de papel bem encharcada em óleo, unte o fundo e os lados de uma frigideira. Não jogue fora a toalhinha de papel, ela vai ser usada de novo durante a elaboração do prato. 
Leve a frigideira ao fogo. Quando estiver quente, jogue mais ou menos 3 colheres da mistura, girando a frigideira para espalhar a massa no fundo em camada fina. Quando a mistura começar a firmar, comece a enrolar na própria frigideira, com auxilio de uma espatula (ou de hashis). Leve o rolinho para um lado da frigideira, passe o papel para untar o fundo livre da frigideira, jogue mais 3 colheres da mistura de ovos, cuidando para encoste no rolinho já feito. Quando a mistura coagular, comece a enrolar  a partir do rolinho já feito, puxe para o canto da frigideira e repita até terminar os ovos. 
Sirva cortado em fatias.  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll