terça-feira, 29 de maio de 2018

Gnocchi de batata doce com molho de linguiça e bacon

É dia de feira
Quarta-feira, Sexta-feira

Não importa a feira

É dia de feira
Quem quiser pode chegar
(O Rappa, A feira)

Com as lindas batatas doces vindas da feira, a filhota e eu fizemos gnocchi, que já está virando tradição na cozinha liliquiana, mais ainda quando é dia 29 e segundo a tradição, comer nhoque traz sorte e fartura. O molho rápido foi improvisado com o que estava dando sopa na geladeira. Inspirei-me livremente no clássico molho alla matriciana. Na falta do guanciale, usei um pedaço de bacon magro e meio gomo de linguiça calabresa. A combinação ficou deliciosa, os nhoques bem levinhos...  para comer, e repetir!
Ingredientes
3 batatas doces pequenas assadas (ou então cozidas, com casca, até amaciarem)
1 ovo pequeno 
de 1/2 a 2/3 xícara de farinha de trigo 
sal 
Para o molho:
2 colheres de azeite de oliva
2 fatias de bacon, cortadas em tiras
meio gomo de linguiça calabresa
1 lata de tomates para molho 
1 pimenta vermelha pequena picadinha
queijo ralado, sal 
Modo de fazer 
Retire a casca das batatas doces e coloque a polpa em uma tigela, amassando. Junte o ovo, misture e adicione farinha de trigo, o minimo possível para obter uma massa homogênea e maleável. Quanto menos farinha, mais delicados e leves ficam os gnocchi. 
Estenda a massa em rolinhos da espessura de um dedo, corte em pedaços de mais ou menos 2 centímetros. Se quiser, faça ranhuras nos gnocchi com ajuda do utensilio apropriado ou de um garfo. Veja como se faz, aqui.
Cozinhe as batatas, escorra bem e amasse ainda quentes, formando um purê. Coloque o purê em uma tigela, junte a farinha, a manteiga, as gemas, o queijo, a noz moscada, sal e pimenta a gosto. Misture com uma colher de pau, depois amasse um pouco até ficar homogêneo.
Em fogo baixo, frite o bacon em um pouco de azeite, sem deixar dourar. Adicione a pimenta e a linguiça, refogando mais um pouquinho. Junte os tomates amassados e deixe cozinhar por 15 minutos, até formar um molho. Tempere com sal, junte o queijo ralado e sirva.

2 comentários:

  1. Oi Lilica, bt!
    Adoro gnocchi (nhoque) de batata doce e faço sempre, mas o próximo com certeza vai sair com esse molho delicioso. Hummmm!
    Bjsss amiga 💋

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll