terça-feira, 22 de maio de 2018

Risoto de contrafilé e funghi


io mi alzo a mezzogiorno e mi faccio la doccia
invece lei si è alzata prima e sta già in cucina
sta preparando qualcosa di buono per pranzo
un risotto ai funghi con un filetto di manzo
forse sta facendo una specialità poschiavina
secondo la vecchia ricetta della nonna Arduina
(Breitbild, La cucina della Mamma) 
Outro dia eu me dei conta que nunca tinha colocado este risoto aqui no blog.  Um grande cochilo, pois é um dos preferidos aqui em casa. 
Porque esse prato agrada tanto? Simplesmente porque é delicioso. Além disso, vale como prato único, é é uma receita bem versátil. Esta é a versão básica, mas experimente, em vez de funghi porcini, outros tipos de cogumelos de sabor menos marcante. O contrafilé era o que tinha em casa , mas vale filé mignon ou alcatra. Fica interessante também colocar gorgonzola esfarelado no final da preparação. 
Ingredientes para 4 famintos
2 xícaras de arroz para risoto
2 colheres de manteiga
1 colher de azeite
1 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
1 dose de vinho branco seco
1 1/2 litro de caldo de carne 
50 gr de funghi secchi
500 gr de contrafilé em tirinhas
1 punhado de queijo parmesão ralado
sal e pimenta
opcional: 1 colher de funghi seco passado no liquidificador até virar um pó
Modo de fazer
Hidrate os funghi colocando de molho em uma tigelinha com água  morna por uns 15 minutos. Retire do molho, reservando o líquido.  Pique os funghi em pedaços pequenos.  Coloque o caldo para aquecer. Do líquido do funghi, separe e descarte a areiazinha que fica no fundo.
Tempere a carne  com sal e pimenta. Aqueça o óleo e 1 colher de manteiga em uma panela em frite rapidamente as tirinhas de contrafilé até ficarem ao ponto, para menos. Retire e reserve. Na mesma panela, em fogo baixo, coloque o restante da manteiga, frite a cebola e o alho sem deixar dourar. Junte o arroz e deixe fritar até começar a ficar transparente. Coloque o vinho e deixe secar. Vá juntando o caldo quente aos poucos, concha a concha, sempre mexendo. Agregue também o líquido do remolho do funghi.  Depois de dez minutos, sempre mexendo,  junte os funghi picados. Mais uns cinco minutos, junte a carne previamente frita. Prove o ponto do arroz, deve estar al dente. Quando estiver pronto, desligue o fogo, junte metade do parmesão ralado e sirva imediatamente. Jogue por cima do risoto o restante do parmesão, pimenta moída na hora, e se quiser, um pouquinho de pó de funghi. 

3 comentários:

  1. Já começo dizendo que nunca fui e nem sou fã de risoto, mas que esse seu pratinho está apetitoso, ah, isso está. Tenho certeza que esse eu experimentaria com prazer kkk.
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  2. Te digo que talvez essa receita possa te fazer mudar de ideia quanto a risoto :) Obrigada pela visita! Beijao, e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  3. Adoooro sempre as tuas sugestões e quanto mais simples melhor.
    Um grande beijo
    Da tua fanzoca
    Lia Bertuol

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll