sexta-feira, 1 de junho de 2018

Polenta com ovo pochê e linguiça

Quero que o meu amor te seja enfeite
E conforto, porto de partida para a fundação
Do teu reino, em que a sombra
Seja abrigo e ilha.

(Lya Luft, Canção do amor sereno)
Adoro polenta com ovo pochê, a gema molinha - esse fantástico molho pronto vindo da natureza :) -  combina muito bem com o cremoso do milho. A linguiça crisp dá um crocante e um sabor delicioso ao conjunto. Comida de Vó, de amor, de conforto...  nada melhor para estes primeiros dias frios do ano. 
Porque era sábado eu tinha tempo, fiz a polenta do jeito que acho perfeita - bem slow food, em banho maria, sem precisar mexer  toda hora. Demora um pouco mais mas fica sempre perfeita e mantem-se quente, o que era preciso nesse almoço para toda a família. Se não for o caso, prepare do modo rápido (se me aperto faço a polenta no microondas). 
Esta receitinha é um bom quebra galho, nestes tempos de crise de abastecimento, para fazer com o que se tem na despensa. Agrião teria ficado ótimo por cima, mas na falta me contentei com umas folhinhas de sálvia furtadas do vasinho da sacada.  
Ingredientes para quatro 
1 xícara de fubá 
4 xícaras de água ou caldo
1 gomo de linguiça calabresa cortado em rodelas ou tirinhas
4 ovos 
2 colheres de óleo de oliva
sal, pimenta
Opcional: folhas de sálvia, 1/2 caixinha de creme de leite 
Modo de fazer
Comece pela polenta: em uma panelinha, misture a polenta e a água ou caldo. Coloque dentro de outra panela com água a meia altura - não muita, para não respingar dentro da polenta, nem tão pouca que vá secar muito rapidamente. Leve ao fogo. Quando a água ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar, mexendo a polenta de vez em quando. Vigie para não deixar secar a água do banho-maria, se preciso adicione mais água. Estará pronta quando, esfregada entre os dedos, não sentir os grânulos do fubá. 
Quando a polenta já estiver cozida, aqueça uma frigideira, coloque o  óleo de oliva e doure a sálvia. Retire e reserve. À frigideira, junte os pedaços de linguiça e deixe dourar. Reserve.   
Para o ovo pochê, em uma panela pequena coloque água até mais da metade da altura da panela e leve ao fogo. Quebre o ovo em uma tigelinha. Quando a água apenas começar a ferver, faça deslizar os ovos, um a um, para o centro da panela. Mantenha o fogo baixo, sem mais mexer, até os ovos chegarem ao ponto desejado. Eu gosto de gema molinha, então uso uma escumadeira, retiro um ovo da água e testo a consistência da gema com a ponta do dedo. Escorra os ovos com a escumadeira, passe por água limpa, tempere com sal e pimenta.    
Coloque a polenta nos pratos, por cima o ovo e a sálvia. 
Por fim, reaqueça o azeite e a linguiça. Se quiser um molho bem generoso, faça a gordice e junte meia caixinha de creme de leite na frigideira. Jogue por cima da polenta e do ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll