quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Receita da Queen of Puddings e sobre parentescos reais

La bonne cuisine est la base du véritable bonheur. (Auguste Escoffier)
Passeando na net outro dia eu vi este doce glorioso, Queen of puddings.  É tipo um pudim de pão com as claras em cima, entremeado por geleia de frutas. 
Eu tinha feito algo parecido há algum tempo (postei aqui), uma receita de um livro alemão, com geleia de laranja. Ao preparar esta sobremesa me dei conta do 'parentesco' real de ambas as sobremesas: Königinnen Dessert X Queen of puddings... a que fiz deve ser a princesa alemã prima da rainha inglesa.  :) 
Depois de 'babar' na tela, fui direto para a cozinha, porque os ingredientes não são difíceis de se ter em casa. Usei uma geleia caseira que estava dando sopa na minha geladeira. Fiz algumas adaptações: não tendo limão siciliano, usei as raspas da casca de uma bergamota; reduzi a receita abaixo à metade, pois precisava apenas de 3 porções individuais.  
Ficou delicioso, foi muito elogiado pela familinha no jantar. Segue a receita, pra você fazer sucesso também!
Ingredientes (para 6 pessoas)
Para o creme de base
600 ml leite
3 gemas
25 g de manteiga,mais extra para untar o refratário
50 g de açúcar
Raspa da casca de 1 bergamota 
75 g de pão 
Ingredientes da cobertura
6 colheres de sopa de geleia de frutas vermelhas (usei uma geleia caseira, bem 'pedaçuda')
3 claras
175 g de açúcar
Modo de fazer
Unte com manteiga uma forma refratária de cerâmica ou vidro (ou várias pequenas formas individuais). Desfaça o pão em migalhas e espalhe na forma.  
Aqueça o leite em uma panelinha em fogo baixo. Junte a manteiga, as raspas de limão e o açúcar, mexendo gentilmente. Em uma tigela, bata as gemas levemente. Despeje a mistura quente sobre as gemas, aos poucos, mexendo sempre. Despeje na forma, sobre o pão, e deixe absorver por 15 minutos.  
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque a forma refratária em uma forma maior e coloque água quente na assadeira maior até a metade da altura da forma refratária.  
Leve ao forno por 25 a 30 minutos, até firmar. Retire do fogo, retire com cuidado do banho-maria e deixe esfriar alguns minutos enquanto prepara o suspiro da cobertura. Reduza a temperatura do forno a 150 graus.
Faça o suspiro da cobertura, batendo as claras em neve firme e adicionando os 175 g de açúcar aos poucos, até obter um suspiro claro e firme.
Delicadamente, coloque a geleia sobre o pudim. Por cima, espalhe as claras batidas. Retorne ao forno por mais 25 a 30 minutos. Sirva morno ou frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll