quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Receita de uma doce tentação: bolacha recheada

"I've got a library copy of Gone with the Wind, a quart of milk and all these cookies. Wow! What an orgy!"
(Jacqueline Susann)

Trouxe de uma viagem uma linda forma de biscoitos - ou será de bolachas? :). Sem saber bem o que fazer com ela, mas determinada a estrear a dita cuja, em um arroubo de fim de semana saíram da cozinha estes biscoitinhos. A forma que usei tem uns relevos, e por isso os biscoitos tem esses desenhos, mas dá perfeitamente para cortar a massa com a boca de um copo, ou usar cortador de biscoitos e fazer outros formatos. 
Foram bem mais fáceis de fazer do que eu esperava, a massa tem consistência ótima e depois de ter descansado na geladeira praticamente não gruda na bancada. 
A ideia inicial eram biscoitinhos simples, para acompanhar o chá ou café, ou o copo de leite, como prefere a atriz da citação acima. 
Mas ao tirar do forno essas belezuras, achei que valia colocar um recheio, então usei ganache de chocolate.  Ficaram 'gordinhos' e deliciosos, muito difícil comer um só! 
Fariam bonito em uma mesa de festa, assim empilhados, embrulhados como lembrancinha. Para uma festa de criança, acho que ficaria bem bonito espetar um palito de sorvete e decorar a mesa com eles. 
Ingredientes 
2/3 xícara de manteiga, em ponto de pomada

1/3 xícara de açúcar
1 ovo pequeno
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Opcional: recheio a gosto: ganache, brigadeiro, doce de leite, goiabada 
Modo de fazer
Em uma tigela, bata com fouet ou com a batedeira a manteiga e o açúcar. Adicione a farinha, o fermento e o sal e misture. Forme uma bola  com a massa, enrole em papel filme e leve à geladeira por cerca de uma hora.
Pré-aqueça o forno em temperatura média. Abra a massa bem fina sobre a bancada, com auxílio de um rolo. Se precisar, polvilhe a bancada e a massa com um pouco de farinha. Corte no formato desejado, coloque em forma levemente untada ou forrada com um tapete de silicone. Asse por 8 a 10 minutos, até começar a ficar douradinho nas bordas.
Retire do forno, retire das formas e coloque sobre uma grade para esfriar.
 Se quiser, depois de frios, junte dois a dois com recheio a gosto. Eu usei uma ganache de chocolate feita pela filhota e ainda passei nos confeitinhos coloridos, só pra dar um charminho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll