sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Um ragu para chamar de meu: ragu rápido de frango e bacon

Chi va a letto senza cena tutta la notte si dimena. (provérbio italiano)
Fiz este prato para uma jantinha rápida, num dia de véspera de compras quando a geladeira estava meio vazia, mas tinha três famintas para jantar. 
Da gaveta da geladeira, me acenavam uma cebola e um pedaço meio ressecado de bacon, tinha um pedaço de frango com coxa e sobrecoxa. Fui colocando tudo na bancada da cozinha tentando me inspirar (me sentindo como se enfrentasse uma caixa misteriosa do Masterchef kkk). Lembrei que tinha no congelador o fantástico molho de tomates assados cuja receita postei aqui, e uma porção de nhoques caseiros. Estava decidido: com o frango e bacon fiz um ragu e servi com os nhoques.
O ragu é um molho que se caracteriza por ficar muitas horas cozinhando, durante as quais vai reduzindo, aprimorando os sabores. Um ragu rápido seria praticamente impossível. Mas aqui o segredo foi o molho de tomates assados, que é bem concentrado e deu ao prato aquele sabor maravilhoso típico dos longos cozimentos.  Apesar do pouco tempo no fogo, o molho ficou muito saboroso e aromático. 
Se você tem o molho de tomates assados pronto, o ragu sai a jato. Leva poucos ingredientes, é prático e fácil de fazer. Afinal posso dizer que tenho um ragu para chamar de meu, para servir com macarrão, polenta, nhoques. Pode ser seu também, manda ver!      
Ingredientes
40 g de bacon em pedaços 
1 coxa e sobrecoxa de frango
1 cebola picada
1 dose de vinho
1 xícara de molho de tomates  assados (receita aqui)
sal, pimenta, queijo ralado
Modo de fazer
Corte a carne do frango em pedacinhos, tirando os ossos. Tempere com sal e pimenta.  
Em uma panela, coloque o bacon picado e leve ao fogo para dar uma fritadinha. Junte os pedaços de frango e deixe dourarem bem. Adicione a cebola, deixe fritar um pouco. Junte uma dose de vinho, mexa e deixe evaporar todo o álcool. Adicione o molho de tomate e um pouco de água, tampe a panela, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, vigiando. Vá adicionando mais água se o molho secar muito. Deve ficar um molho escuro, espesso e concentrado. Prove, corrija o sal e a pimenta e sirva quente.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll