quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Receita de minipretzel

E estarei a teu serviço
Enquanto durar meu corpo
Enquanto me correr nas veias
O rio vermelho que se inflama
Ao ver teu rosto feito tocha
Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha
Sim, eu estarei aqui.

(Paulo Leminski)



Estes pretzels assados em formato de mini pãezinhos são perfeitos para o lanche ou para um mini sanduiche. Estava ocupada na cozinha com outras coisas, então fiz a massa na batedeira, é pá pum. Mas se o(a) caro(a) leitor(a) estiver a fim de fazer uma sessão 'pãoterapia', manda ver na sova da massa à mão, ficará até melhor! 
Esta receita é pequena, rendeu cerca de 30 mini pãezinhos, perfeitos para servir antes do almoço de fim de semana para a minha pequena família. Se precisar, dobre as quantidades.
Dá para incrementar, adicionando ervas, por exemplo cebolinha picada na massa, ou misture sal e alecrim para a cobertura. E com cream cheese  ou requeijão, já sabe, né, par perfeito... Que tal uma fornada de pãozinhos como projeto de fim de semana?

Ingredientes
3/4 de xícara de água morna
1 colher de chá, mais uma pitadinha, de fermento biológico para pão
1 colher de chá de açúcar
1 colher de sopa de manteiga amolecida
1 e 1/4 colher de chá de sal
2 e 1/2 xícaras de farinha
1 litro de água
4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
1 ovo, sal grosso
Opcional: sementinhas de gergelim

Modo de fazer
Na tigela da batedeira, coloque a água morna, o fermento, o açúcar e a manteiga. Misture e deixe por cinco minutos. Adicione a farinha e o sal, e, com o batedor tipo gancho, bata por uns seis minutos para sovar a massa. Desligue, cubra a tigela e deixe a massa crescer por uma hora.
Corte pedaços da massa, estenda rolinhos grossinhos e corte pedaços de um dedo (como nhoque). Modele os pãezinhos redondinhos, ou então faça mini doguinhos, recheando com uma minisalsicha.  
Em uma panela, coloque a água e o bicarbonato. Esquente até ferver. Abaixe bem o fogo e coloque metade das massinhas. Cozinhe por trinta segundos. Retire as massinhas da água quente com uma peneira e escorra.  Repita com a outra metade.
Coloque os pãezinhos em assadeira untada, pinte com o ovo, polvilhe sal grosso e, se quiser, sementinhas de gergelim, e leve ao forno por 15 a 20 minutos. Sirva ainda quentinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll