quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Receita de peixe em crosta de linguiça

"Pescando robalos no meio do canal 
a lua de quarto deslocando-se lentamente 
as areias cintilantes e as estrelas 
cadentes que brilham de seu próprio apagamento
respiro o iodo o sal o vento" 
(Manuel Alegre, Segundo poema do pescador)
Eu comprei na peixaria um peixinho com espinhaço, inteiro mas sem rabo e sem cabeça. Não tinha muita ideia de o que fazer com ele, se ia cortar em postas, ensopar, ou fazer filés.  Acabei resolvendo aproveitar o bonito formato e fazer um prato com o peixe inteiro. 
Numa vibe meio terra-mar, fiz uma crosta de linguiça e envolvi o peixe inteiro nela. Ficou muito gostoso, a crosta crocante e o peixe suculento, e a cada garfada há um belo contraste de sabores e texturas. 
Com a mesma crosta dá para cobrir filés, é só escolher filés bem altos e cortar a massa de linguiça em pedaços do mesmo tamanho, colocando por cima dos filés de peixe antes de levar ao forno. 
Um peixe pequeno rendeu uma porção para duas famintas. Se forem mais os comensais, é só multiplicar a receita.
Ingredientes 
1 peixe pequeno, inteiro, sem rabo e sem cabeça (cerca de 400 gramas)
1 gomo de linguiça 
2 colheres de queijo parmesão
3 colheres de farinha de rosca 
1 colher de manteiga à temperatura ambiente
sal, pimenta, óleo para untar 
Modo de fazer a crosta: 
Retire a pele dos gomos de linguiça, coloque os gomos em uma tigela, esmigalhe com um garfo e junte o queijo, a farinha e a manteiga. Amasse um pouco para dar liga. 
Abra um pedaço de papel filme sobre a bancada, coloque a mistura de linguiça, coloque outra folha de papel filme por cima, achate com as mãos e depois passe um rolo para obter um retângulo em camada fina. O tamanho deve ser mais ou  menos o comprimento do peixe, a largura o suficiente para envolver o peixe. 
Coloque em uma assadeira e ponha no congelador por meia hora; cuidado, não é para congelar é só para ficar mais firme, por isso é pouquinho tempo mesmo.
Enquanto isso, prepare o peixe. Com cuidado, abra e retire o espinhaço do peixe. Tempere com sal e pimenta. Se quiser recheie a cavidade do espinhaço. Eu coloquei alguns quiabos e pimentões grelhados.  
Ligue o forno a 180 graus. Unte uma assadeira ou travessa que possa ir ao forno. Coloque o peixe. Retire a mistura de linguiça do congelador, coloque na bancada, retire a camada de cima do papel filme, e coloque sobre o peixe, enrolando com cuidado. Se rachar um pouco não tem problema. Fica mais ou menos assim: 

Leve ao forno, assando por 20 a 25 minutos a 180 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll