sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Chomp chomp, nhac nhac, bibimbap

viva eu em paraísos,
caminhe por entre infernos,
palmilhe mundos sem fim,
trarei sempre estes eternos
murmúrios feitos de risos
em mistura com lembrança:
a voz da eterna criança
que vive dentro de mim!
(Ferreira Gullar,  Cantigas de lembranças)

Fazendo experiências na cozinha: tentando reproduzir o bibimbap coreano. O nome desse prato parece uma onomatopeia, mas em coreano significa algo como "arroz misturado".
Sobre uma tigela de arroz, várias delicinhas. Cada ingrediente é feito separadamente, nas no fim não dá muito trabalho pois tudo é preparado na mesma frigideira. 
Eu usei o que tinha em casa: cenouras, cogumelos, abobrinha, tirinhas de carne frita. Brotos, acelga chinesa, cogumelos shimeji e a pimenta coreana gochujang teria sido lindo, mas não havia por aqui. A maior parte das receitas que vi ainda tem um ovo frito em cima, para a nossa fome achei que não carecia. Na falta da cebolinha, improvisei e coloquei por cima crisps de couve. 
O 'meu' bibimbap improvisado agradou a todo mundo, não sobrou nadinha.  
Segue a receita (inspirada nesta aqui).  
Ingredientes
350 g de carne em tirinhas (usei alcatra) 
2 dentes de alho amassado
3 colheres de molho de soja 
2 colheres de vinagre de arroz
1 colher de açúcar 
1 colher de óleo de gergelim
1 e 1/2 xícara de arroz jasmim (não tinha,então usei arroz comum)
1 punhado de cogumelos 
2 cenouras 

1 abobrinha 
1 colher de sementes de gergelim
cebolinha picada (não tinha ,então improvisei com uns crisp de couve)
sal, pimenta, óleo, molho de pimenta
Modo de fazer
Corte a carne em tirinhas. Em uma tigela, coloque o  molho de soja, arroz, alho, açúcar e 1/2 colher do óleo de gergelim. Misture e junte a carne, deixando marinar por alguns minutos.
Prepare o arroz, colocando em uma panela o arroz e 3 xícaras de água. Tempere com sal e cozinhe em fogo baixo até que a água seja absorvida.  
Corte a cenoura e a abobrinha em palitinhos. Corte o cogumelo em fatias. Aqueça uma frigideira grande, coloque um fio de óleo, adicione os cogumelos e frite por 2 a 3 minutos, juntando um pingo de óleo de gergelim. Tempere com sal e pimenta. Retire e coloque em um prato. Faça o mesmo com as cenouras, depois a abobrinha e vá reservando tudo. Por fim, aumente o fogo, coloque mais um fio de óleo e jogue as tirinhas de carne, fritando rapidamente até que cozinhem e todo o líquido evapore.   Enfeite com cebolinhas e sirva com molho de pimena 
Divida o arroz em quatro tigelas e coloque por cima os legumes e a carne preparados. Guarneça com as cebolinhas e as sementes de gergelim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll