segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Bolo furadinho de bergamota

A menina com medo
faz um furo no escuro com a ponta do dedo.
Cai um pingo de luz.
Amanhece.
(Flora Figueiredo)
Depois do poke cake de chocolate, me inspirei a testar variações da mesma ideia. É uma ideia muito simples e fácil de fazer, e o resultado fica delicioso, doce e azedo na medida certa. Reparem no detalhe da foto acima, o recheio 'escapando' do bolo... Servido na sobremesa do almoço, foi um sucesso com os queridos amigos.
Esta versão ainda teve um gostinho especial: como já contei por aqui, neste ano eu fiz varias receitas de curd e coloquei no congelador, para aproveitar as frutas que ganhei de presente da querida sogrinha. Então, já tinha meio caminho andado, foi só fazer um bolo básico, jogar curd por cima e cobrir de merengue. Levei depois ao forno para dourar, porque o  meu bolo foi inspirado na torta de limão (mas só inspirado, porque, claro, a Miss Bergamota aqui trocou o limão pela sua frutinha preferida).
Ingredientes
1 receita de bolo (eu fiz de iogurte, receita aqui)
1 1/2 xicara de curd (receita aqui)
3 claras de ovo
3/4 xícara de açúcar
Modo de fazer
Asse o bolo em forma retangular. Quando estiver assado, retire do forno e deixe esfriar uns 15 minutos. Faça buracos no bolo, a intervalos regulares, com o cabo de uma colher de pau.

Coloque o recheio por cima do bolo, passando com uma colher e empurrando para dentro dos buracos.
Ligue o forno bem quente para pré-aquecer. Prepare um merengue, batendo as claras e adicionando o açúcar aos poucos, até ficar em ponto de neve. Espalhe por cima do bolo:

 Faça desenhos com uma colher:

Leve ao forno apenas alguns minutos para dourar a cobertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll