sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Era uma vez em Tóquio: tirinhas de porco com gengibre

- Oh, the fool I've always made of myself by drinking
- Oh no, sake is good for the health
(Era uma vez em Tóquio, Yasujiro Ozu)
Ganhei um belo pedaço de pernil de porco de criação caseira, de muito boa qualidade. Como os caros leitores já devem ter percebido, ando numa vibe meio oriental na cozinha. Assim, me inspirei em preparar, para o almoço com a filhota, carne de porco com gengibre à moda japonesa. Muito fácil de fazer, poucos ingredientes, sabores simples mas marcantes.    
O acompanhamento tradicional é repolho em tirinhas. Eu fiz a minha coleslaw, dando um twist que achei que ficaria melhor com o porco e o gengibre: troquei a mostarda do molho da salada por tahini. Combinou muito bem.
Ingredientes 
300 g de pernil de porco 
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
1/2 xícara de molho de soja
4 colheres de sopa de saquê
1 colher de chá de açúcar 
óleo para fritar
Modo de fazer
Leve o pedaço de carne ao congelador por uma meia hora, para ficar mais fácil de fatiar.  Corte em fatias bem finas, espalhe na tábua, cubra com uma folha de papel filme e bata suavemente com martelo de carne ou com rolo de cozinha. Reserve.
Prepare o tempero, misturando em uma tigelinha o molho de soja, o gengibre, o saquê e o açúcar. 
Coloque 3 colheres de óleo em uma frigideira. Leve ao fogo forte. Mergulhe as tirinhas de carne no tempero preparado e vá fritando as tirinhas, poucas de cada vez, em fogo bem forte. À medida que fiquem douradinhas dos dois lados, vá retirando e reservando em uma travessa.

Sirva logo, acompanhando com salada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll