sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Masterchef Bagual: tutano com crosta crocante

levei pra comer lá em casa
bago de touro na brasa
ensopado de caracu
(Xirú Missioneiro, O Guasca e a Roqueira)
Assistindo há alguns dias a final do programa masterchef me dei conta que nunca coloquei aqui alguma receita de tutano, ou caracu. Quando eu era criança, morando no interior do Rio Grande do Sul, era uma iguaria, com fama de ser regeneradora de forças. "Ter tutano", por estas bandas, é sinônimo de ter  coragem, inteligência, força. 
Pois então, aí vai a minha dica de como em menos de 20 minutos colocar em sua mesa um prato com muita 'sustância' que também é um prato 'de restaurante', como dizem no programa. O sabor 'verde' da salsinha e o crocante da farofinha de panko fazem um delicioso contraste com o untuoso do tutano.  
O mais importante é ter um bom açougueiro que disponha os ossos com tutano, pedindo que sejam cortados 'de comprido', como uma canoinha, na qual o tutano fica exposto no centro. O resto é de uma simplicidade fantástica.
Coloquei sobre uma cama de sal, igual no programa da televisão. Não é porque é comida caseira que vamos deixar de caprichar, não é mesmo?
Ingredientes para 4 pessoas 
4 ossos com tutano, cortados de comprido 
1/2 xícara de farinha panko
2 colheres de salsinha picada
1 colher de manteiga ou óleo (eu usei óleo de salsinha) 
Modo de fazer 
Ligue o forno a 180 graus. Coloque os ossos em uma assadeira, com o lado do tutano para cima e leve ao forno. Não precisa temperar. Asse por quinze minutos.
Enquanto isso, prepare a farofinha da crosta, colocando em uma tigela a farinha panko, salsinha picada e manteiga ou óleo. 
Passados os 15 minutos de forno, retire os tutanos do forno, com uma colher coloque a farofinha de cobertura sobre o tutano e volte ao forno por mais dez minutos para  que a crosta fique crocante. Sirva logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll