quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Doces conversas com os feijões: receita de dorayaki

"-Bom trabalho, continue assim!
-Hã?
-Estou falando com os feijões." (diálogo entre Sentaro e a Sra. Tokue no filme Sabor da Vida)
Minha filha e eu vimos o filme japonês  "Sabor da Vida". Muito lindo, encantador. Não vou contar a historia aqui - abaixo o spoiler - mas além de termos tombado de amores pela senhora Tokue (como faz para trazer pra casa aquela senhorinha?) nos encantaram os doces japoneses, 'dorayaki', que são feitos na pequena confeitaria na qual se passa a maior parte das cenas do filme. São pequenas panquequinhas recheadas com uma pasta doce de feijão azuki. O nome original do filme é o nome dessa pasta doce, em japonês: "an", ou "anko".  Depois de fritas as panquequinhas, se juntam, duas a duas, com o recheio.
Terminamos de ver o filme e quisemos tentar reproduzir os doces mostrados no filme. 
Começamos por fazer a pasta doce de feijão. Não é muito comum na nossa cultura fazer pratos doces com feijão, então eu não sabia bem o que esperar. Ao mexer, a pasta escura parecia brigadeiro. O sabor lembra um pouco castanhas portuguesas ou batata doce, não é exageradamente açucarada. Gostamos bastante, o que sobrou não durou muito na geladeira. Fiquei pensando se não poderia ser feito com outros tipos de feijão, preto ou vermelho... Se alguém resolver arriscar, me conte.
Só tenho três livros de cozinha japonesa, e quando fui pesquisar descobri que só tem receitas salgadas. Então pesquisei na net, e achei o post do Vitor Hugo, do Prato Feito,  que explica que o doce pode ser feito sem amassar os grãos, ficando mais rústico ou então mais cremoso. Usei a receita dele como base. Mas achei difícil de passar os feijões na peneira, então por praticidade primeiro usei o liquidificador. A receita dele só usa açúcar, mas no filme a Sra. Tokue colocava glucose na panela, então usei a quantidade mínima de açúcar sugerida pelo Vitor Hugo, mas adicionei um pouco de glucose que tinha em casa, sobra de outra receita.
Nunca provei o dorayaki original. Visualmente o doce pronto ficou parecido com o que vimos no filme. De sabor, não sei se ficou próximo ao original, mas ficou delicioso! 
Ingredientes do recheio
1 xícara e meia de feijão azuki
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de glucose
1 pitada de sal
Modo de fazer
Escolha o feijão e deixe de molho em água por algumas horas. Depois escorra a água, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe até ferver. Desligue e tampe a panela por cinco minutos, depois escorra a água e coloque o feijão de volta na panela. Cubra com água e cozinhe até os grãos ficarem macios.
Escorra, reservando o líquido de cozimento. Coloque no liquidificador, aos poucos de cada vez, adicionando um pouco de água do cozimento para ajudar a bater. Tente colocar o mínimo de líquido possível, só o suficiente para bater. Depois passe em uma peneira fina para retirar o máximo de cascas. 
Coloque a massa em uma panela, junte o açúcar e deixe cozinhar por uns vinte minutos. Mexa e vá observando, pois quando o doce começa a engrossar precisa mexer para não queimar ou grudar no fundo da panela. Ao final junte a glucose e o sal e desligue.
Ingredientes da massa das panquequinhas
4 ovos
2/3 de xícara de açúcar
1 colher de sopa de mel
1 e 1/3 de xícara de farinha
1 colher de sopa de fermento
5 colheres de sopa de água
1 colher de sopa de óleo
Modo de fazer
Em uma tigela, bata os três primeiros ingredientes até obter uma mistura leve e fofa. Peneire a farinha e o fermento e misture. Guarde na geladeira para descansar por quinze minutos. Junte a água.
Aqueça uma frigideira não aderente em fogo médio. Passe uma toalha de papel no óleo  e unte de leve o fundo da frigideira. Faça as panquequinhas colocando uma concha pequena de massa de cada vez, sem espalhar. Quando a superfície começar a borbulhar, vire com uma espátula e cozinhe o outro lado. Vá reservando em um prato, cobrindo com um pano para não secarem.

Para montar os dorayakis, passe uma colher da pasta de feijão em uma panquequinha e cubra com outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll