segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Beringela que nunca chega, com molho de gengibre, alho e pimenta

A lot of people thinking japanese food is difficult, a lot of work, but you don't have to buy the knife I have. You don't to train as long as I have. You can do my cooking in your kitchen. (Masaharu Morimoto)
Aqui no blog tem várias receitas com berinjela, gosto muito e já preparei de várias maneiras diferentes. Sem muitas expectativas, experimentei esta receita, que tirei de um livro de cozinha caseira japonesa e quase cai para trás. A melhor berinjela da vida, deliciosa, com a polpa cremosa contrastando com o molhinho picante. Como disse no título do post, é um prato tão delicioso que nunca sobra um pedacinho que seja na travessa, e todos reclamam quando acaba.
Virei fã da autora do livro, Harumi Kurihara. Aliás, já testei várias receitas do livro, e sempre saem bem. São receitas fáceis, com ingredientes simples, de cozinha do dia a dia.  Meu livro, Cozinha Japonesa com Harumi, é uma edição portuguesa, mas há um livro publicado no Brasil chamado Culinária Japonesa de Harumi, não sei se é o mesmo.
Da primeira vez que fiz esse prato, fiz exatamente como na receita do livro, mas as berinjelas absorveram muito óleo. Delicioso, mas não muito saudável. Das vezes seguintes (sim porque é tão bom que já foi repetido várias vezes), usei um truque para reduzir a absorção de gordura: passei clara de ovo levemente batida nas fatias de berinjela antes de fritar. 
Ingredientes 
2 berinjelas 
1/3 de xícara de molho de soja
1/3 de xícara de mirim 
4 colheres de vinagre de arroz
óleo para fritar
1 clara de ovo  (opcional)
1 pedaço de alho poró (mais ou menos 5 cm)
1 dente de alho 
1 pedacinho de gengibre (quantidade mais ou menos equivalente a quantidade de alho)
2 pimentas malaguetas 
Modo de fazer
Lave as berinjelas. Faça riscas na casca usando um descascador de batatas. Corte em rodelas grossas (3 cms) e depois em quartos grandes. Coloque de molho em água fria por 10 minutos. 
Preparar o molho, misturando o molho de soja, o mirim e o vinagre. Reserve.
Ralar ou picar miudinho o alho e o gengibre. Cortar o alho poró em tirinhas finas. Cortar a pimenta em rodelinhas, tirando as sementes. 
Escorrer e secar bem a berinjela. Aquecer óleo em uma frigideira (mais ou  menos na altura de dois dedos) e colocar as berinjelas (eu fiz em duas  vezes),
Se quiser, pincelar os pedaços com clara de ovo levemente batida, um a um, antes de colocar na frigideira. Fritar as berinjelas  até ficarem macias por dentro e levemente douradas por fora. Colocar os pedaços fritos em uma peneira ou escorredor por alguns minutos para escorrer o excesso de óleo, depois coloque sobre papel toalha.
Em uma travessa, misturar as berinjelas fritas ainda quentinhas, o molho reservado, o alho, o alho poró, a pimenta e o gengibre. 

Um comentário:

  1. Oi Lilica, bt!
    Eu não sou fã de berinjela, mas olhando p/as suas fotos fiquei com água na boca e acho até que virei fã kkkk
    Bjssssss amiga

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll