segunda-feira, 12 de junho de 2017

Sobremesa de chocolate para o dia dos namorados

Essa comida é o poema perfeito, que eu nunca escreverei. É felicidade que só vem em sonhos. É uma sinfonia de alegria destilada em uma nota (do filme Simplesmente Irresistível)



Eu costumava fazer este bolo-pudim há muitos anos, nos fins de semana, quando as filhotas eram pequenas. Era uma sobremesa confortante nas noites de de inverno, que, se deixasse, as meninas comiam às colheradas, direto da travessa
Mas acabei esquecendo dela, e, anos depois, quando fui tentar fazer de novo, não achei mais a velha revista, comprada em um sebo da Rua Riachuelo, de onde tinha tirado a receita. 
Por isso fiquei muito feliz ao encontrar no site da Donna Hay esta receita, que, até onde me lembro, é quase igual a que eu costumava fazer.
O que tem de tão bom nesta sobremesa? Tudo: come-se quentinha, é de chocolate, tem uma textura assim meio bolo meio pudim, ao assar forma uma deliciosa calda quente de chocolate. É fácil e rápida de fazer, não precisa batedeira nem liquidificador, não suja quase nada, e ainda por cima não usa ingredientes diferentes, só básicos que muitas vezes temos em casa.  
Que tal experimentar hoje, como sobremesa para o dia dos namorados?  Fica muito bom simples, ou só com uma colherada de nata ou sorvete. Se quiser 'causar' para o dia dos namorados, 'joga' por cima um bombom e umas frutinhas picadas, quem sabe mais uma colherada de nutella ou brigadeiro cremoso, e enfia em cada pote um picolé de chocolate, à moda dos Grand Gateau do famoso restaurante Paris 6. 

Ingredientes (para 4):
1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1/4 de xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ xícara de leite integral, temperatura ambiente
2 colheres de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ovo 
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Ingredientes da calda: 
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 xícara de água fervente

Modo de fazer: 
Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque a farinha, o fermento, o sal, o cacau, o açúcar mascavo, o leite, a manteiga, o ovo e a baunilha em uma tigela média e misture até obter uma massinha parecida com uma de bolo. Distribua a massa em 4 xícaras ou potinhos refratários, ou então em uma travessa única. Coloque em uma assadeira. 
Para a calda, misture em uma tigelinha o açúcar mascavo e o cacau. Salpique sobre a massa e regue com a água fervente, dividindo entre as xícaras. Leve ao forno por 12-15 minutos ou até que o topo esteja mais ou menos firme, como um bolo, mas não esteja completamente sólido, restando o molhadinho da calda por dentro, sob o topo. 
Sirva imediatamente. 

2 comentários:

arquivo

blogroll