sexta-feira, 9 de junho de 2017

Receita de timballo ou timpano para uma big night

To eat good food is to be close to God. (Primo, fala do filme The Big Night)


Timpano, ou timballo, é uma espécie de torta com recheio de macarrão, carne e verduras preparado em camadas. O nome timballo significa tambor em italiano e vem do formato final do prato. Ficou mais popular depois de aparecer no filme A Grande Noite (Big Night, de onde retirei a frase que abre este post), sobre dois irmãos italianos que abrem um restaurante nos EUA. Assistam o trecho do filme e vejam quanto amor envolvido:


A receita é bem complexa, com várias etapas e recheios. Num sábado de preguiça, me diverti fazendo a minha própria versão, muito mais simples do que aquela mostrada no filme Big Night. E deliciosa assim mesmo.   
Na vibe preguiçosa, usei só ingredientes que eu tinha em casa, inclusive sobra de frango e de molho de tomate, mais queijo, berinjela grelhada, ovos cozidos e macarrão do tipo parafuso, tudo isso envolvido por uma fina capa de massa. Na falta da forma própria, montei o timbale dentro de uma panela e levei tudo ao forno. 
Já quando está assando, e mais ainda ao sair do forno, dá para entender na hora o fascínio exercido por esse prato, fica mesmo delicioso. A casquinha fina e crocante envolve o recheio cremoso, cheio de camadas de sabores... Sério, vai por mim, é de comer e suspirar por mais!  
Dá para variar e trocar o frango por linguiça ou almôndegas, juntar muçarela, presunto, ricota, espinafre, brócoli, ervilhas... tudo vale, e as preparações podem ser feitas com antecedência, para facilitar. Na minha versão, caprichei na 'capa'  com massa caseira de macarrão, mas acho que pode dar certo improvisar usando massa pronta de lasanha. 
Segue a receita, suficiente para 4 pessoas famintas.

Ingredientes
3 xícaras de molho de tomate
1 xícara de frango cozido desfiado em pedaços grandes
folhas de manjericão
1 berinjela
200 g de macarrão tipo penne, bucattini ou parafuso
3 ovos cozidos
200g de queijo (usei metade prato ralado no ralo grosso e metade minas cortado em fatias finas)
óleo
Ingredientes da massa:
3 ovos
300 g de farinha
1 pitada de sal
1 colher de azeite de oliva


Modo de fazer 
Preparar a massa, misturando os ovos, a farinha, o sal e o azeite e sovando. Deixar descansar por pelo menos meia hora. 
Misturar o molho, a carne e o manjericão.
Cozinhar o macarrão em bastante água fervente com sal, deixando ainda  durinho, al dente.
Cozinhar os ovos, descascar e cortar em quartos.
Fatiar a berinjela e grelhar em frigideira quente untada. Temperar com uma pitadinha de sal.


Para montar o prato, abrir a massa de macarrão bem fina, até obter um circulo grande o suficiente para forrar e cobrir a forma/panela.


Untar o fundo e as laterais da forma ou panela, colocar a folha de massa deixando a sobra cair para fora. Rechear colocando em camadas: macarrão cozido, molho, queijo, berinjela, macarrão, molho, ovos, queijo, até terminar o recheio.




Fechar com a sobra da massa, passar um pouco de azeite por cima.



Cobrir com papel alumínio e levar ao forno por 45 minutos, retirando o papel nos últimos dez minutos.


Desenformar e degustar.




10 comentários:

  1. Respostas
    1. Pensando em trocar o nome do post depois do teu comentário, para esclarecer qual é o recheio kkkkk Pode ser feio, mas é bom para caramba. Vou fazer para ti no primeiro encontro de Padawans em que estiveres presente.

      Excluir
  2. Era receita da família de meu sogro. Era uma festa quando fazíamos. Mas sem berinjela. Recheado com mussarela de búfala, tomates secos, presunto, almôndegas e muito queijo

    ResponderExcluir
  3. Gostei vou fazer tô com água na boca

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll