sexta-feira, 2 de junho de 2017

Casamento perfeito: bacalhau de frigideira ao creme com batatas ao murro


Carro sem estrada
Queijo sem goiabada
Sou eu assim, sem você
(Fico assim sem você, Abdulah e Caca Moraes)




Eu tinha pronto bacalhau já dessalgado e cozido, sobra de outra receita, de modo que fazer este prato de frigideira foi um passeio.  Foi um daqueles improvisos que deu certo, perfeito para um almoço rápido. 
Na verdade é mais uma ideia do que uma receita: cortei uma cebola em fatias, fatiei um dente de alho, refoguei em um pouquinho de azeite de oliva, juntei o bacalhau, mexi para aquecer, adicionei algumas colheres de creme de leite, temperei com sal e pimenta. Enformei em um aro e para dar um charminho joguei por cima algumas lascas de amêndoas, um pouquinho de queijo ralado e um fiozinho de azeite. Levei ao forno para dar uma secadinha em cima. 
Eu fiz essa receita com o que tinha mais a mão, mas poderia ter juntado alho poró, pimentão vermelho, espinafre, grão de bico, salsinha, ovos... azeitonas também combinariam muito bem. Enfim, captando a ideia, dá para fazer com o que tiver em casa.  
Se o bacalhau foi feito no improviso, o acompanhamento foi o mais tradicional possível: as facílimas batatinhas ao murro (já tem receita aqui).  Como combina essa dupla, batata e bacalhau são par perfeito, tipo queijo e goiabada.  Feitos um para o outro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll