quarta-feira, 31 de maio de 2017

Ensaio sobre croissants a partir da receita do Eric Kayser

Com pão, as dores ficam menores. (Cervantes) 



Os croissants são meus pãezinhos favoritos, adoro quando estão bem folhados e com casquinha crocante. Uma xícara de café e uma dessas delicinhas em forma de meia lua fazem para mim o melhor café da manhã do mundo. 
Há muito tempo que eu não os fazia, pois a receita é um pouco trabalhosa e envolve várias etapas de preparo. Mas a minha querida amiga de infância C. me propôs prepararmos essas pequenas delicias e então passamos um delicioso sábado às voltas com massas e rolos na mesa da cozinha. Aproveitamos para colocar a conversa em dia e terminamos a tarde enfarinhadas da cabeça aos pés :)
Usamos a receita do Eryc Kayser, disponível neste vídeo aqui (legendado em português):



A receita é praticamente a mesma que aprendi há muitos anos, e a explicação é bem detalhada. Aqui, em fotos, as sucessivas etapas de preparo da massa semifolheada:




Os croissants ficaram deliciosos, nem foi tanto trabalho assim, o que me fez pensar porque ficaram tanto tempo sem sair da minha cozinha. Ficaram perfeitos, bem folheados, dourados, sequinhos e com casquinha crocante:



No fim do dia, experimentamos os pãezinhos da nossa produção, acompanhados de uma xícara de café. Heaven!!!






4 comentários:

  1. Oi Lilica, bt!
    Ainda há de chegar o dia em que a gente vai dar só uma esticadinha com a mão e pegar por exemplo essa xícara de café com croissant pela tela do PC. Ah, como eu espero esse dia! kkkk
    Amiga, obrigada pelo carinho lá no blog, elogio vindo de vc é uma benção kk
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se isso acontecesse eu ia visitar teu blog todos os dias; imagina que delicia, comida virtual não deve engordar! :) Honrada pela tua visita aqui, apareça sempre!

      Excluir
  2. Lilica que tudo! Já quero fazer...
    Lindo de comer. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teresa, isso aí é de comer rezando, pequenos e deliciosos, o mais perto possível daqueles dos cafés franceses. Adorei tua visita!

      Excluir

arquivo

blogroll