quinta-feira, 22 de junho de 2017

Bolo de iogurte e bergamota à la Walter Mitty

The most dangerous food is wedding cake. (James Thurber) 



A safra da bergamota (tangerina, mexerica, clementina...) está rendendo aqui em casa este ano. Já fizemos suco, curd (tem receita aqui), usamos como tempero... ando tentando colocar bergamota em tudo na cozinha.
Compartilho uma receita vencedora: no improviso,  o clássico bolo de iogurte de liquidificador, no qual o próprio pote de iogurte é usado como medida, foi perfumado com  bergamota. Ficou super fofinho, com uma cor muito, muito, linda. E não tem como explicar o perfume que se espalhou pela casa enquanto o bolo assava. Simplesmente enlouquecedor!
Já com o bolo assando, o cheiro e o formato me inspiraram a finalizar com uma decoração com glacê de açúcar e fatias da fruta, como a que aparece no filme A vida secreta de Walter Mitty, no qual o bolo favorito do personagem é um 'clementine cake'. 


Achei que ficou lindo, com potencial para conquistar até os terroristas, como o bolo do filme...

Ingredientes do bolo
2 potes de iogurte natural
2 bergamotas pequenas
1/2 pote de óleo neutro
2 ovos
1 pote de açúcar
2 potes de farinha
2 colheres de café de fermento
1 pitada de sal
Opcional: 1 colher de sementes de papoula
Ingredientes da cobertura opcional
1/2 xícara de açúcar 
2 bergamotas cortadas em rodelas 
1 xícara de açúcar de confeiteiro 
3 colheres de suco de bergamota 

Modo de fazer
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma de 22 centímetros de diâmetro. 
Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal.
Limpe as bergamotas, retirando as pontas, cortando ao meio e tirando as sementes e a parte branca. No copo do liquidificador, coloque o iogurte, as bergamotas, o óleo, os ovos e o açúcar. Bata até homogeneizar. Despeje na tigela com os ingredientes secos. Misture com uma colher. Se quiser, junte as sementes de papoula. Despeje na forma preparada e leve ao forno por 30-40 minutos. Faça o teste do palito, que deve sair seco.
Deixe esfriar um pouquinho antes de desenformar. Se quiser, cubra com o glacê, que se faz simplesmente misturando em uma tigela o açúcar e o suco. Para as fatias confitadas, coloque em uma frigideirinha a meia xícara de açúcar, meia xícara de água e as fatias de bergamota. Retire as fatias depois de alguns minutos, mas deixe a calda no fogo para reduzir até engrossar e ficar 'xaroposa'. Despeje sobre as fatias de fruta e use-as para decorar o bolo.

Um comentário:

  1. Olá, bom dia,

    O seu bolo ficou lindo e - certamente - também muito saboroso! Os bolos cítricos costumam resultar perfumados e gostosos, né? E eu, particularmente, sou muito fã do aroma e sabor das tangerinas, rsrs.

    Beijoca e boa semana

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll