segunda-feira, 22 de maio de 2017

Brás de legumes

o prazer da partilha: cebola, azeite
blues desconcertantes, metamorfose em
refogados rítmicos
(Debaixo do fogão só o silêncio frio)
(Ritmos, Ana Luisa Amaral)





Este prato foi meu jantar em um dia de muita pressa e muita fome. Se chama 'Brás de legumes', ou 'legumes à Brás', porque a preparação se inspira no tradicional prato português bacalhau a Brás. 
E preciso dizer: é tão delicioso quanto! Além de muito saboroso, este prato é cheio de outras muito boas qualidades: é vegetariano, é leve mas "de sustância", fica pronto rapidinho, e além disso é super versátil, dá para variar usando os legumes que tiver na geladeira.  Ou seja, perfeito. Manda ver!

Ingredientes
1 colher de azeite de oliva
1/2 cebola cortada em tiras 
Legumes cortados em lascas ou ralados em tirinhas no ralo grosso (usei o que tinha na minha geladeira: cenoura, alho poró, abobrinha e vagem no total de uma xícara e meia mais ou menos; mas vale usar abóbora, pimentão vermelho, chuchu, ervilha torta, aspargo, acelga...)
2 ovos grandes
1 punhado de batata palha 
sal, pimenta
Opcional: salsinha picada, azeitonas 

Modo de fazer
Em uma frigideira, aqueça o azeite, refogue a cebola. Junte os demais legumes e refogue por alguns minutos até ficarem tenros. 


Em uma tigela, misture os ovos, tempere com sal e pimenta. Junte à frigideira metade da batata palha e os ovos, cozinhando por um minuto. Desligue o fogo, junte o restante da batata palha, misture. Adicione, se quiser, as azeitonas e a salsinha picada. Sirva logo.

2 comentários:

  1. Nossa, este é bem 'dos meus': vegetariano, mas cheio de 'sustança' e sabor, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que comida vegetariana é ruim e sem graça? Esse prato é um dos preferidos desde sempre aqui em casa! Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir

arquivo

blogroll