quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Torta de figos e uvas frescos com iogurte e mel

Nada do que é grande surge repentinamente, nem mesmo a uva, nem os figos. Se agora me disseres: Quero um figo, respondo-te: É preciso tempo. Antes de tudo, deixa virem as flores, depois que se desenvolvam os frutos e que amadureçam.(Epiteto)

Esta pequena torta foi feita sem muitas pretensões numa tarde de feriado, aproveitando os frutos da estação. Os figos estão em plena safra, doces e suculentos, a cara do verão. As uvinhas pretas finalmente apareceram na feira, pequenas e gordinhas pérolas negras. 
Esta torta combinou os sabores simples das frutas frescas com a massa amanteigada e o creme geladinho. Fez bonito na sobremesa do jantar na casa dos queridos amigos. 

Ingredientes da massa
75 g manteiga à temperatura ambiente
35 g açúcar
2 gemas
100 g farinha
1/2 colher de fermento em pó
Modo de fazer a massa
Pré-aqueça o forno a 175 graus.
Prepare a massa, misturando a manteiga, o açúcar e as gemas. Junte a farinha e o fermento, misture. Unte uma forma de torta redonda pequena e coloque a massa.Leve ao forno por 30 minutos. Deixe esfriar. 

Ingredientes da cobertura
3 potes de iogurte grego (ou kefir grego) bem gelado
1 colher de sopa de açúcar (se achar necessário)
1 colher de sopa de creme de leite gelado
figos frescos fatiados, uvas, sementes de romã
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de pistaches descascados (ou nozes, ou amêndoas)

Modo de fazerToste os pistaches na frigideira. Em uma tigela, bata o kefir com o creme de leite. Prove e, se quiser, adicione açúcar. 



Coloque o creme batido sobre a massa de torta já fria. Decore com as frutas frescas e os pistaches e regue tudo com um fio de mel. 



3 comentários:

  1. Ca do lilica, amamos o jantar preparado com carinho e afeto q nos ofereceste! Cozinheira maravilhosa q me fez relembrar as delícias da mesa da europa! Adorei amiga! Lenine bj

    ResponderExcluir
  2. Ca do lilica, amamos o jantar preparado com carinho e afeto q nos ofereceste! Cozinheira maravilhosa q me fez relembrar as delícias da mesa da europa! Adorei amiga! Lenine bj

    ResponderExcluir
  3. Own... obrigada! Eu que sou honrada pela presença dos queridos amigos!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll