quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Receita de rosatatas, rosas de batata





Há tempos não passo por aqui. Nos quase seis anos deste blog, poucas vezes fiquei afastada tanto tempo. Que saudades deste cantinho!
Volto com uma receita que faz bonito na mesa de Ano Novo, as rosinhas de batata. Poucos ingredientes, e bem mais fácil de fazer do que parece.

Ingredientes para 8 'rosas'
2 colheres de manteiga derretida
3 colheres de azeite
sal
4 batatas grandes

Modo de fazer
Misture a manteiga, o azeite e o sal em uma tigela. Unte forminhas de cupcake. Corte tiras longas e largas de papel manteiga ou papel aluminio, dobre ao meio de comprido. Estenda sobre a bancada e pincele a mistura da tigela. 
Descasque as batatas e corte em fatias bem finas com o fatiador ou mandolina. À medida que vai cortando, vá colocando na tigela e mexendo para envolver as fatias na mistura de manteiga e azeite. Depois coloque as fatias de batata sobre a tira de papel lado a lado, sobrepondo até formar uma longa 'fila' de fatias. Com ajuda do papel, vá enrolando as batatas, pressionando delicadamente. Quando completar um rolinho, coloque delicadamente na forminha untada,soltando da tira de papel. Faça isso até completar 8 rosinhas. As fatias menores que sobrarem, enrole e coloque no centro das 'florezinhas'. Deve ficar mais ou menos como na foto que segue:




Uma vez montadas as florezinhas, levar ao forno quente até dourarem. 




2 comentários:

  1. Que lindas! Vou tentar fazer.
    Aproveito para deixar meu abraço de um feliz 2016!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alo, querida, é uma honra receber tua visita! Me conta se tuas rosinhas de batata deram certo! Um ótimo 2016 pra você também!

      Excluir

arquivo

blogroll