quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Expresso para o Marrocos: tagine de carne com ameixas e damascos

Cada dia tem uma cor, um perfume. (Do filme A Senhora das Especiarias)



Para esperar os queridos tios e primos para jantar, um perfumadíssimo tagine no qual a carne ficou desde de manhã imersa nos temperos. Eu fiz minha própria mistura de temperos, mas vale usar mistura pronta tipo 'ras el hanout'. Para acompanhar, um simples arrozinho branco, saladinha e voilá: passagem direta para o Marrocos :)

Ingredientes
1 kg de carne de boi sem osso (usei coxão mole)
1 colher de chá de cada um dos seguintes temperos: cúrcuma, gengibre, cominho, pimenta cayena, cardamomo, páprica, coentro, pimenta branca
3 colheres de azeite
2 cebolas grandes picadas
2 dentes de alho picados
1 xícara de caldo de carne
2 colheres de mel
2 cravos, 1 pau de canela
200 g damascos
200 g de ameixas secas sem caroço

Modo de preparo
Cortar a carne em cubos. Colocar em um saco próprio para alimentos, adicionar os tempers em pó, temperar com sal e juntar uma colher de azeite de oliva. Fechar e deixar descansar no tempero, se possível de véspera.  Aquecer  o restante do azeite em uma panela, fritar a carne até ficar levemente dourada. Adicionar a cebola picada e deixar refogar. Adicionar o alho e fritar mais um pouco. Juntar o caldo de carne, o mel, o cravo e a canela. Tampar a panela e cozinhar em fogo baixo por mais ou menos uma hora e meia, cuidando para não secar o molho. Se necessário, acrescente água. Conferir o tempero, juntar os damascos e ameixas, e deixar cozinhar mais meia hora.  Servir com arroz ou couscous. 

2 comentários:

arquivo

blogroll