segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Receita da polenta cremosa mais fácil do mundo

Quando si mangia la bela polenta,
la bela polenta si mangia così,
si pianta così, la cresce così,
fiorisce così, si smissia così,
si taia così, si mangia così.
Bela polenta così.
Cia cia pum, cia cia pum,
Cia cia pum, cia cia pum.
(Canto popular vêneto)




Você gosta de polenta, mas não gosta da polenta instantânea e também não quer ficar mexendo por muito tempo, nem ficar com queimaduras por causa dos espirros da polenta fervente? Seus problemas se acabaram! A saída é fazer a polenta em banho maria, o que evita a necessidade de mexer continuamente e permite à cozinheira fazer outra coisa ou simplesmente se dedicar ao 'dolce farniente'  enquanto a polenta vai cozinhando. 
Esse método demora um pouco (se estiver no aperto, use a receita de polenta de microondas que já postei aqui no blog, é mais rápida), cerca de 40 minutos, ou, se tiver mais tempo, pode deixar mais no fogo que só melhora. Fica absurdamente deliciosa. 
É muito prática, e ideal para servir muitas pessoas sem precisar ter correria na cozinha e liberando a cozinheira do fogão. De bônus, a panela usada no preparo fica mais fácil de lavar do que no método tradicional - e isso também conta uns pontinhos a favor da receita, não? 

Ingredientes
1 xícara de fubá 
4 xícaras de água
sal
Opcionais: manteiga, queijo parmesão, pecorino, gorgonzola, espinafre, salsinha picada  

Modo de fazer
Misture com um fouet ou colher a polenta e a água em uma panela. Cubra e coloque dentro de outra panela com água a meia altura - não muita, para não respingar dentro da polenta, nem tão pouca que vá secar muito rapidamente. 
Leve ao fogo. Quando a água ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar, mexendo a polenta de vez em quando . Aproveite e vigie para não deixar secar a água do banho-maria, se preciso adicione mais água. Estará pronta quando, esfregada entre os dedos, não sentir os grânulos do fubá. 
A minha ficou no ponto mostrado abaixo. Se quiser mais líquida, adicione mais água desde o inicio, ou durante o preparo. 
Esta é a receita 'básica'. Sirva assim ou incremente adicionando manteiga, queijo, tempero verde... 


4 comentários:

  1. a cremosidade daquela última foto <3

    ResponderExcluir
  2. Sim, delicia, né, Cacá? E a foto lindaa!

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer com o queijo, porque assim nunca fiz, mas polenta faço uma vez por semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siamo tutti italiani, né Cris? kkk Faz e me conta! Beijão, adorei tua visita.

      Excluir

arquivo

blogroll