segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Receita de salada de feijão branco com agrião

Uma mesa cheia de feijões. O gesto de os juntar num montão único. E o gesto de os separar, um por um, do dito montão. O primeiro gesto é bem mais simples e pede menos tempo que o segundo. Se em vez da mesa fosse um território, em lugar de feijões estariam pessoas. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas. (Almada Negrão, Ensaios)




A saladinha de feijão branco com agrião saiu na cozinha, no improviso, em um almoço com as amigas.  
No melhor estilo tudo junto no mesmo prato, depois de finalizada a salada de feijão, vi as lindas folhinhas de agrião que estavam reservado na bancada e joguei por cima. 
O agrião novo é muito tenro e fresco, fez um ótimo contraste com a untuosidade da salada de feijão. Casaram lindamente, e por mim, essa dupla é inseparável de agora em diante. Confere ai pra ver como tenho razão!

Ingredientes
3 xícaras de feijão branco
1 cebola roxa pequena
1 bandeja de tomatinhos cereja
1 punhado de salsinha
1 maço de agrião baby
azeite de oliva, sal, pimenta
Modo de fazer
Escolha e lave o feijão branco. Se possível deixe de molho em água com antecedência, antes de cozinhar. Coloque na panela de pressão, cubra com água dois dedos acima do feijão, feche a panela e deixe cozinhar por vinte minutos depois de pegar pressão. Deixe escapar o vapor e confira o ponto: deve ficar cozido, mas ainda com os grãos inteiros. Se preciso, retorne ao fogo para completar o cozimento. Escorra.
Corte os tomatinhos cereja ao meio e pique miudinho a cebola. Separe as folhas da salsinha. 
Junte ao feijão, tempere com sal, pimenta e uma bastante azeite. Junte a salsinha. Coloque na travessa, jogue as folhas de agrião e sirva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll